EDUCAÇÃO

Estudantes da Ufes ocupam prédio do campus de Alegre, Sul do ES.

Alunos protestam contra a proposta da PEC que limita gastos públicos.

Em 11/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ocuparam um dos prédios do campus de Alegre, na região Sul do estado, na noite desta quinta-feira (10).

Os manifestantes são contra a PEC que cria um teto para os gastos públicos e contra a reforma no ensino médio. Cerca de 70 alunos dormiram no local.

As salas de aula se transformaram em dormitórios e, nesta sexta-feira (11), as passagens foram bloqueadas pelos manifestantes com cordas e cartazes.

"Por enquanto ocupamos só esse prédio novo, nós pretendemos sim com o movimento crescendo, ocupar também, ocupar os outros prédios da instituição", disse a aluna do curso de química Janaina Garcia.

O movimento segue os moldes de outras ocupações do país. Para tentar manter as ocupações, os estudantes precisam de organização. Eles fizeram um cronograma com as atividades, lista de regras e grupos responsáveis por alguns setores do movimento.

"A gente está lutando contra a PEC e nós queremos uma resposta quanto a isso. A gente não quer que essa proposta da PEC 241 seja aprovada", afirmou o estudante de biologia Matheus Campos.

Apesar dos cartazes estarem por toda a parte, muitos estudantes são contra a ocupação. Eles estão reunindo assinaturas de mais alunos que querem que o prédio seja desocupado.

"Eles organizaram algumas assembleias e pediram para a gente se fazer presente, mas eles falaram que informaram, mas a primeira assembleia que a maioria das pessoas que são contra foram foi na semana passada. Eles pediram que a gente que era contra desse outras sugestões, mas eles não aceitaram", afirmou a aluna Gabriela Reis.

A diretora de um dos centros disse que já tinha recebido a notícia das ocupações desta sexta, mas o documento oficial do movimento só chegou no final da manhã.

"Se precisar de tomar alguma outra medida daqui pra frente, vamos tomar. Pedimos aos professores que informem quais aulas não foram dadas por causa das manifestações para que não prejudique ninguém", disse a diretora.

A prioridade da direção é conter os possíveis conflitos entre os estudantes e selar pelo patrimônio da universidade.

Ufes
Em Vitória, os prédios da Reitoria, no campus Goiabeiras, e o Básico 1 , no campus Mauípe, foram desocupados na manhã desta quinta-feira (10).

A Administração Central da Ufes informou que, até o momento, estão ocupados os seguintes prédios no campus de Goiabeiras: IC-2, IC-3, IC-4, ED-1, ED-2, Cemuni 2, Cemuni 3, Cemuni 4, Cemuni 5, Cemuni 6 e Educação Física, além do prédio pertencente à Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA), onde funciona a Rádio Universitária.

Os estudantes também ocupam um prédio do campus de São Mateus.

Fonte: g1-ES