TEMAS GERAIS

Estudantes de Direito conhecem funcionamento de Penitenciária de Vila Velha.

A visita foi guiada pelo diretor adjunto da unidade, Mário José da Paixão.

Em 04/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Alunos do curso de Direito da Faculdade Doctum visitaram, nessa quinta-feira (03), a Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), localizada no Complexo do Xuri. O grupo, formado por 35 estudantes e pelos professores Thiago Andrade e Luciano Félix, conheceu a estrutura e o funcionamento da unidade prisional administrada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
 
A visita foi guiada pelo diretor adjunto da unidade, Mário José da Paixão, e pelo chefe de segurança, Gerlandis Moraes Azevedo da Silva. Eles explicaram aos estudantes como funciona a unidade e tiraram dúvidas dos alunos. O grupo conheceu todas as dependências da penitenciária como enfermaria, biblioteca, salas de aula, fábrica de costura e bolas e almoxarifado
 
Chamaram a atenção dos alunos a organização e a estrutura da unidade prisional administrada pela Sejus. “É muito importante que estudantes e outras pessoas da sociedade civil conheçam a realidade do sistema. Muitos visitantes chegam com uma visão baseada apenas no que ouviram dizer e saem com outra opinião ao verem como é a unidade e seu funcionamento”, falou Mário.  
 
Visitas
 
As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. No ano passado, mais de mil estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.
 
Fonte: SECOM-ES