TEMAS GERAIS

Estudantes fazem intercâmbio agrícola no Espírito Santo.

Evento da Juventude Rural Brasileira teve início neste sábado (2).

Em 04/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dez jovens de diversos estados do Brasil participam da etapa do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, no Espírito Santo, que teve início neste sábado (2).

O programa vai levar os participantes a conhecer as plantações, a agricultura familiar e as pesquisas no campo no interior do estado.

Os estudantes foram para as escolas agrícolas de Castelo, Mimoso do Sul, São João do Garrafão (no município de Santa Maria de Jetibá), Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Olivânia (na cidade de Anchieta) e Marilândia.

O representante do Instituto Souza Cruz, que é um dos organizadores do programa, Guilherme Mattoso, explicou que a seleção dos jovens é feita pelas organizações.

“O intercâmbio é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, em parceria com outras organizações que trabalham com educação no campo. Cada uma dessas organizações têm seus critérios de seleção desses jovens, que vai de desempenho escolar a sorteio”, disse.

Durante o programa, os participantes ficam hospedados na casa dos agricultores ou nas escolas agrícolas. “O Espírito Santo é um estado pioneiro no agroturismo no país. Isso começou a ganhar fama e, hoje, é nacionalmente conhecido como um estado que faz esse trabalho de agroturismo”, falou Mattoso.

O representante do Souza Cruz destacou que a geografia do estado chama a atenção dos jovens, já que é formada por uma combinação de montanha e mar. “Tem jovem do Nordeste que nunca viu plantação de café e alguns do Sul nunca viram plantação de banana”, disse.

Fonte: g1-ES