EDUCAÇÃO

Ex-intercambistas do CEI de Colatina-ES realizam oficinas de socialização.

A ação faz parte do projeto "Diferenças e Similaridades Sócio-Culturais entre o Brasil e o Canadá"

Em 15/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Gustavo Merlo de Almeida e Vinicius da Vitória Lebarcky, ex-alunos do Centro Estadual de Idiomas (CEI) de Colatina realizaram oficinas de socialização para cerca de 500 alunos da Escola Conde de Linhares. Eles compartilharam as experiências que viveram durante cinco meses no Canadá em 2014, por meio do projeto de intercâmbio, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). A ação faz parte do projeto “Diferenças e Similaridades Sócio-Culturais entre o Brasil e o Canadá”, que tem como objetivo comparar os aspectos socioculturais entre os dois países
 
Na ocasião, eles conheceram todas as etapas do processo seletivo e o compromisso que os selecionados tiveram para a conquista da vaga, entre as quais se destacam a frequência nos centros de idiomas e o nível de proficiência da língua inglesa, que é avaliada mediante prova escrita e entrevista.
 
Além disso, foi promovida uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos de ambas as culturas com exposição de cartazes. Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas; entenderem o processo de divulgação do resultado final; detalhes sobre a viagem para outro país; o acolhimento de intercambistas e experiências que envolvem economia, educação, localização geografia e a cultura.
 
De acordo com o pedagogo Vagner Cândido da Silva, a ação pedagógica vivenciada pelos alunos intercambistas tornam-se motivacionais para os outros alunos. “É um momento em que as experiências foram compartilhadas, despertando o esforço em outros estudantes”, disse o pedagogo.
 
Segundo a diretora da Escola Conde de Linhares, Tatiani Lorencini Torezani Martins, dois alunos participarão do intercâmbio em janeiro de 2016. “A participação dos nossos alunos nesse projeto, torna o Inglês um potencial em nossa unidade de ensino, visto que os estudantes vêm alcançando um ótimo destaque na disciplina”, afirma a diretora.  
 
Fonte: SECOM-ES