POLÍTICA INTERNACIONAL

Ex-líder catalão deixa prisão na Alemanha após pagar fiança

Tribunal rejeitou crime de rebelião contido no pedido de extradição à Espanha.

Em 06/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após pagar fiança nesta sexta-feira (6), o ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont deixou a prisão no norte da Alemanha. Ele afirmou que o tempo para o diálogo chegou e que as autoridades espanholas não têm motivo para se recusar a negociar.

Na quinta-feira (5), o tribunal do estado de Schleswig-Holstein rejeitou o crime de rebelião contido no pedido de extradição à Espanha do líder separatista e estabeleceu uma fiança de 75 mil euros (cerca de R$ 305 mil).

O Tribunal Supremo da Espanha afirmou que estuda consultar o Tribunal de Justiça Europeu sobre a decisão do tribunal alemão de rejeitar o pedido de extradição por rebelião.

O Ministério Público alemão havia solicitado na terça-feira (3) a extradição de Puigdemont para a Espanha. O líder catalão foi detido em 25 de março, após cruzar de carro a fronteira com a Dinamarca, voltando de uma viagem que fez à Finlândia.

O líder catalão é acusado dos crimes de rebelião e desvio de verba pela justiça espanhola, que emitiu uma ordem europeia de prisão, no marco do processo independentista na Catalunha. O procurador-geral do estado de Schleswig-Holstein reconheceu a validade no direito alemão das duas acusações, e pediu sua extradição.

No entanto, o tribunal decidiu nesta quinta que Puigdemont não pode ser extraditado pela principal acusação, a de rebelião, porque a acusação equivalente de traição no direito alemão especifica "violência".

(Foto: Fabian Bimmer/Reuters)