TEMAS GERAIS

Explosão em caldeira foi causada por erros, diz Ministério do Trabalho.

Acidente aconteceu na região do Porto de Tubarão, em Vitória.

Em 11/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Ministério do Trabalho afirmou que a explosão da caldeira de vapor da BR Distribuidora, em Vitória, foi resultado de uma série de erros e poderia ter sido evitada. O relatório, divulgado nesta sexta-feira (11), vai ser encaminhado para o Ministério Público, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para a BR Distribuidora, que foi multada pelo Ministério do Trabalho.

O acidente que levou a morte dos dois trabalhadores terceirizados da Petrobras Distribuidora aconteceu na manhã do dia 26 de agosto. Eles são prestadores de serviço da empresa JB Produtos Industriais. A fumaça negra e densa que saiu da região do Porto de Tubarão foi registrada por muitas pessoas naquela manhã.

De acordo com o relatório, a saída dos fundos da caldeira, onde aconteceu a explosão, estava trancada e deveria estar aberta.

Além disso, para os fiscais, a solda quente deveria ser feita em outro galpão, porque, no que explodiu, havia combustível.

O relatório do Ministério do Trabalho também afirma que a empresa foi omissa no gerenciamento da rotina de produção, desconsiderando os riscos que resultaram na morte dos dois funcionários.

A Petrobras Distribuidora disse, em nota, que ainda não teve acesso ao relatório, mas  recorreu de algumas autuações já recebidas e aguarda resposta dos órgãos de fiscalização.  "A  BR  forneceu  as  informações disponíveis e necessárias à elucidação dos fatos  a  todos os órgãos envolvidos na investigação do acidente, cujas causas ainda estão sendo apuradas", diz a empresa.

Fonte: G1-ES