CIDADE

Exposições de arte gratuitas em Vila Velha durante as férias

A prefeitura disponibilizou uma lista com datas e horários de funcionamento de cada ponto.

Em 17/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão/PMVV

Férias com arte em Vila Velha. Apesar de Janeiro ser o mês de recesso escolar, as galerias e museus da cidade estão em pleno funcionamento. Enquanto a Galeria Eugênio Pacheco de Queiroz, anexa ao Teatro Municipal de Vila Velha, se prepara para receber a próxima mostra “Olhares”, a partir desta quarta-feira (15), às 9h30, outros espaços já estão abertos para receber o público. 

EXPOSIÇÕES E MUSEUS

EXPOSIÇÃO NA CASA DA MEMÓRIA – A Casa da Memória, na Prainha, recebe exposições de pinturas de diversos artistas. A entrada é gratuita. A Casa funciona às segundas-feiras, das 12h às 17h, e de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h, na Rua Luciano das Neves, n° 14, Prainha. Informações: 3388-4344.

EXPOSIÇÃO NA GALERIA - A Galeria Eugênio Pacheco de Queiroz, anexa ao Teatro Municipal, recebe a exposição de pinturas “Olhares”, que reúne um grupo de seis artistas, a partir desta quarta-feira (15), às 9h30 e trata de temáticas do ser humano e da natureza. A galeria, que fica localizada na Praça Duque de Caxias, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; sábado e domingo, das 14 às 19 horas. A entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones 3388-4213/ 4217.

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL - Está aberta para visitação a exposição de livros sobre a Bíblia em braile, em comemoração ao Dia Mundial do Braile, dia 4 de janeiro. O espaço possui um acervo de mais de 19 mil títulos e atende a estudantes, professores e à comunidade em geral. A Biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado e feriado, das 8h às 14h; e fica localizada em anexa ao Titanic, na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha. Informação: 3388-4208. 

GUYRÁ ALDEIA CRIATIVA – Até o dia 31 de janeiro o público pode conhecer a exposição “Trinta Tripa”, com obras inéditas e peças que resgatam alguns dos momentos dos trinta anos de carreira do artista plástico e autodidata Cláudio Valdetaro, o Tripa. A exposição funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas, na Rua Cel. Mascarenhas, 147, Prainha. Mais informações: 9.9992-1141. 

GALERIA E ATELIER KLEBER GALVÊAS - O artista plástico Kleber Galvêas expõe, em seu atelier, produções em que utilizam técnicas de pintura a óleo, acrílica e aquarela. A exposição mistura fina dos três estilos: impressionismo, expressionismo e abstrato. O espaço abre diariamente, das 9 às 18 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Entrada franca. O espaço fica localizado na Rua Antenor Pinto Carneiro, 66, Barra do Jucu. Mais informações pelo telefone (27) 3244-7115 e e-mail: ateliegalveas@gmail.com 

MUSEU DA VALE – O público pode conferir a exposição permanente sobre a Estrada de Ferro Vitória X Minas, com cerca de 22 mil itens catalogados, incluindo uma miniatura do percurso da ferrovia repleta de detalhes. Há também uma mostra de arte contemporânea “Tríade: Linha, Plano, Imagem”, dos artistas capixabas Bruno Zorzal, Fredone Fone e Sandro Novaes. O público pode conferir a exposição até o dia 23 de fevereiro de 2020. O museu fica no prédio da antiga estação Pedro Nolasco, na Rua Vila Isabel, em Argolas. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e nos sábados e domingos, das 10h às 18h. Informações: 3333-2484.

LEIA TAMBÉM

Colônia de Férias: Garotada do Cras do Centro visita Parque Pedra da Cebola

Crianças e adolescentes de famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro curtiram um passeio ao Parque da Pedra da Cebola, em Vitória, nesta terça-feira (14). Esta é apenas uma das ações promovidas pela Prefeitura de Vila Velha na Colônia de Férias das seis unidades, localizadas nas cinco regiões do município.                                         

“Estamos organizando possíveis visitas à Universidade Federal do Espírito Santo (Campus de Goiabeiras, Vitória) e ao Parque Urbano de Cocal. Assim que definirmos os detalhes, informaremos aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes assistidos”, declarou Stephania Patrocínio Dantas Neres, coordenadora do Cras do Centro. 

A Colônia de Férias dos Cras de Vila Velha começou no dia 6 de janeiro, com o objetivo de entreter crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, cujas famílias acessam as unidades do Centro, Jardim Asteca, Paul, Alvorada, Morada da Barra e Jabaeté. 

“Apesar dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos serem uma rotina nos seis Cras de Vila Velha, em janeiro, em virtude das férias escolares, fizemos uma programação especial, com atividades diferenciadas e passeios para as crianças e adolescentes que frequentam estas unidades. Os objetivos principais são: promover a integração entre este público e as atividades oferecidas pela Semas e também proporcionar entretenimento de qualidade”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões. 

Como participar 

A Colônia de Férias nos Cras de Vila Velha estará disponível até o dia 31 de janeiro, das 8 às 11 horas (turno matutino) e das 13 às 16 horas (período vespertino). Para participar, basta acessar aos serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social. 

As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, que, no município, é executado em parceria com o Instituto Gênesis. São esperadas 400 crianças e adolescentes nos seis aparelhos, para as atividades das Colônias de férias. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)