CULTURA

Exposição Pontes reúne obras de sete artistas promissores, em Vitória (ES).

Visitação começa terça (6), 19h30, e vai até o dia 4 de fevereiro (sábado).

Em 02/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A exposição "Pontes" vai reunir na Galeria Ana Terra trabalhos de sete artistas capixabas que prometem movimentar a cena artística e o mercado de arte nos próximos anos. A visitação começa nesta terça (6), às 19h30 e acontece até o dia 4 de fevereiro (sábado). A entrada é gratuita.

O público vai poder conferir obras com várias linguagens e técnicas artísticas: Ayla Lourenço leva mapas astrais e constelações feitos com linha, Andreia Falqueto comparece com pinturas hiper-realistas, enquanto Carol Vargas apresenta fotografias com forte influência da cultura pop.

Os desenhos engajados de Luciano Feijão, as colagens de Liliana Sanches, as gravuras de Mariana Reis e as pinturas de Felipe Mourad completam a seleção.

A exposição coletiva é resultado de uma parceria entre a pioneira Ana Terra Galeria de Arte,  prestes a completar 35 anos de atuação, com a jovem Madu Galeria, que funcionou por dois anos na internet divulgando as artes visuais e foi desativada temporiamente.

A curadoura Patrícia Bragatto, que também foi a idealizadora da Madu, informou que a maioria das obras é inédita e feita com exclusividade para a "Pontes". As peças estarão disponíveis para compra e os preços variam entre R$ 200 e R$ 14 mil.

"Acho que Vitória apresenta cada vez mais artistas muito potentes e nós estamos muito confiantes com os nomes que escolhemos", comentou.

Confira os artistas que estarão na coletiva:

Andreia Falqueto 

Andreia é mestranda em História da Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Seu trabalho desenvolve-se na pintura, desenho, fotografia e vídeo, sempre tendo como fio condutor a presença das pessoas no mundo contemporâneo, por vezes confundindo realidade com projeções do real. Já participou de coletivas em Vitória, Belo Horizonte, Paraná e São Paulo, além de ter realizado mostras individuais no Espírito Santo.

Ayla Lourenço 
Estudante de artes plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo, Ayla transita entre diferentes linguagens, como a literatura e o desenho. Depois de expandir os horizontes em uma pesquisa sobre vídeos verticais, atualmente investe em estudos esotéricos, com enfoque sobre a astrologia e cartas natais.

Carol Vargas
Carol faz pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem. Há 15 anos, desenvolve trabalhos fotográficos autorais e comerciais. Suas imagens abrangem várias linguagens, suportes e técnicas, com influência da cultura pop, passando pela música, arte e design.

Felipe Mourad
Após abandonar o curso de filosofia para se dedicar intensivamente às artes plásticas, Felipe participou de cursos livres, pequenas exposições em espaços alternativos e passou a explorar trabalhos de intervenção urbana. Em 2008, realizou uma série de intervenções nas lixeiras de Paris, com tinta e material descartado, intitulada A Mais Bela Lixeira. Também se dedica à música e à pesquisa e criação em dança butô.

Liliana Sanches
Liliana cursa Artes Plásticas na Ufes e participa do coletivo Célula de Gravura, de pesquisa e produção em litografia, em que estuda a serigrafia, onde a figuração é trabalhada de forma muito pessoal, por vezes com um toque de realismo fantástico.

Explorando a vida cotidiana e o ambiente doméstico como temas, traz ao espectador uma sensação de voyeur, observador da intimidade íntima de um personagem por vezes feminino e solitário. Além de gravurista, atua também com criação, pesquisa e desenvolvimento de estampas exclusivas em serigrafia com aplicação sobre peças de decoração e moda.

Luciano Feijão
Mestre em Artes pela Ufes, Feijão participou de exposições individuais e coletivas de desenho, ilustração e gravura em Vitória, São Paulo, México e Los Angeles. A mais recente delas, Torções, ocupou com grande sucesso o Mucane - Museu Capixaba do Negro.  Foi membro-fundador do grupo Célula de Gravura, com pesquisa em litografia.

Mariana Reis
A a artista plástica e arte-educadora Mariana Reis é mestranda em Artes pela Ufes e tem participado de exposições individuais e coletivas. Alguns de seus trabalhos fazem parte do acervo do Museu Latino Americano de Gravura Olho Latino e também do acervo da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Atualmente também está desenvolvendo o trabalho intitulado “Corpora”, em que traz para a realidade científica animais criados a partir da anatomia das espécies remanescente da Mata Atlântica Espírito-Santense.

Serviço:
Pontes - Coletiva dos artistas Andreia Falqueto, Ayla Lourenço, Carol Vargas, Felipe Mourad, Liliana Sanches, Luciano Feijão e Mariana Reis.

Abertura: 6 de dezembro (sexta), às 19h30
Visitação: Até 4 de fevereiro
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 19h; Sábados, das 10h às 15h.
Local: Galeria de Arte Ana Terra, Rua Eugênio Netto, 106, Praia do Canto, Vitória.
Entrada franca

Fonte: g1