TEMAS GERAIS

Falta de pagamento deixa unidades acadêmicas da UFRJ sem luz

Light diz que UFRJ pagou parte da dívida, mas não quitou todas as faturas.

Em 21/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Desde a última segunda-feira (18), algumas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão sem luz, por falta de pagamento. Entre os locais sem luz, estão a Escola de Música, o Observatório do Valongo e unidades no campus da Praia Vermelha, como a Casa da Ciência e a editora da UFRJ.

Em nota, a Light diz que na sexta-feira (15), a UFRJ pagou parte da dívida, mas não quitou todas as faturas em aberto, o que ocasionou o corte no fornecimento de energia. Ainda de acordo com a Light, a concessionária realizou diversas reuniões e contatos telefônicos com representantes da universidade para tentar regularizar o crédito da universidade e que só interrompe a energia após esgotar todas as possibilidades de negociação.

Um comunicado divulgado pela UFRJ afirma que o corte de energia foi recebido com surpresa e indignação pela universidade, já que, segundo a UFRJ, eles estavam cumprindo um acordo firmado com a Light para quitar as dívidas. A UFRJ disse ainda que a reitoria já conseguiu pagar cerca de R$ 15 milhões à Light esse ano e segue negociando com a companhia (Veja abaixo a nota na íntegra).

A universidade também diz que cortes nos recursos de custeio no ano passado e também o aumento da tarifa em 2015 tiveram um forte impacto nas contas da ufrj, mas que eles buscam uma solução para que as atividades acadêmicas e administrativas não sejam prejudicadas.

Veja a nota divulgada no site da UFRJ na última segunda-feira (18)
A Light é uma empresa que presta serviços de interesse público, atendendo a órgãos municipais, estaduais e federais de alta relevância social, nos termos da constituição. Foi com surpresa e indignação que a reitoria da UFRJ recebeu a informação que equipes da concessionária, em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro, operaram para suspender o fornecimento de energia para unidades acadêmicas da universidade. Foram atingidos, nessa ação, a escola de música, o observatório do valongo e unidades no campus da praia vermelha, como a casa da ciência e a editora da UFRJ.

Esse procedimento ocorreu logo após a universidade ter saldado uma das faturas em atraso, na última sexta-feira, 15 de abril, conforme compromisso firmado junto à empresa na semana passada.

A Light possui um contrato com a UFRJ extremamente vantajoso para a empresa, visto que não nos beneficiamos com tarifas mais justas, a despeito de sermos um grande consumidor. Vale registrar que, em 2016, a reitoria tem logrado inegáveis êxitos no pagamento de faturas em atraso, totalizando cerca de R$ 15 milhões.

Apesar da atitude intempestiva da empresa, a reitoria segue negociando com a Light, responsável pelo abastecimento de energia na cidade do Rio de Janeiro, o pagamento de faturas em atraso.

Conforme amplamente divulgado pela reitoria, em especial durante audiência pública sobre o orçamento da UFRJ em dezembro passado, diversos fatores levaram a universidade a atrasar os pagamentos, como o contingenciamento no orçamento de 2014 e os cortes nos recursos de custeio e investimentos no ano de 2015.

O aumento da tarifa de energia em 2015 (alta de 49% entre janeiro e outubro, segundo o ipca) também teve forte impacto nas contas da universidade, praticamente dobrando o valor das contas de energia, apesar de o consumo ter se mantido praticamente o mesmo em comparação com o ano anterior, e sem que houvesse a suplementação orçamentária decorrente desse tarifaço.

Nesta segunda-feira, 18 de abril, a reitoria busca um entendimento junto à Light, para garantir que as atividades acadêmicas e administrativas da universidade não sejam prejudicadas por uma questão financeira. No mesmo sentido, solicitamos recursos emergenciais junto ao Ministério da Educação.

 

Fonte:G1