CIDADE

Famílias de Vitória adquirem casa própria com bônus moradia

O prefeito Luciano Rezende entregou o Bônus para as famílias beneficiárias.

Em 08/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Diego Alves - Secom/PMV

O início do mês de agosto foi marcado com muita alegria para mais seis famílias de Vitória. Por meio do projeto Bônus Moradia, esses moradores, que antes viviam em áreas de risco geológico grave ou em situação de rua, agora moram em um imóvel seguro e de qualidade.

COMPRE O PRESENTE DO PAPAI PELO SITE

Em um evento que aconteceu no Palácio Municipal, nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Vitória entregou seis cartas de crédito às famílias.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, do secretário municipal de Obras e Habitação e vice-prefeito, Sérgio Sá, famílias beneficiárias e equipe da Semohab.

"Entregamos várias obras na cidade. Mas é sempre um momento muito especial para todos nós quando a gente entrega uma casa própria para uma família morar. Não há nada mais importante para uma família que a sua casa própria. Todos aqui estão saindo do aluguel social para sua casa, e isso é motivo de muita alegria para todos nós", afirmou o prefeito Luciano Rezende.

O prefeito Luciano Rezende ainda destacou que esse trabalho tem um percurso muito longo até chegar a essas cartas de crédito. "Quando a gente chega a entregar esse documento, há um trabalho longo de cartório, legalização, entrevistas e acompanhamento das condições sociais", lembra.

Política habitacional

"A política habitacional de Vitória tem o compromisso de proporcionar moradia digna e de qualidade àqueles que mais precisam. Fico muito feliz em saber que hoje mais seis famílias da nossa capital vão morar com segurança em suas casas", disse o secretário municipal de Obras e Habitação e vice-prefeito, Sérgio Sá.

Ele disse ainda que, desde a implantação do projeto, já foram entregues 287 casas de qualidade à população mais carente. "Vitória é uma cidade pequena, com pouca capacidade de construção de casas populares. Então, quando a gente abre uma possibilidade de o município comprar casas já construídas, a gente consegue oferecer a um maior número de pessoas moradias dignas. Isso é fruto de muito trabalho", completou o vice-prefeito.

Sonho

"Você sabe como é difícil a luta de quem quer sair do mundo das drogas, que acabam jogando você na rua. Graças a Deus e à Prefeitura, eu consegui sair das ruas e hoje recebo minha casa própria", disse Antônio Carlos Oliveira, um dos beneficiários do projeto.

Rafael Santana também conseguiu sua casa própria. "Estou muito feliz por ter alcançado meu sonho. Sou muito agradecido a toda a equipe da Prefeitura de Vitória, que trabalhou para realizar o sonho da casa própria de toda essa gente que está aqui", disse.

Projeto

O projeto Bônus Moradia assegura moradia de qualidade às famílias que residem em área de risco grave ou de preservação ambiental em Vitória.

Ele é coordenado pela Semohab e funciona como uma carta de crédito entregue diretamente ao vendedor do imóvel no ato da assinatura do contrato. O valor do cheque pode chegar a R$ 60 mil.

Outra característica importante é que o próprio beneficiário se responsabiliza por encontrar a casa em que vai morar, podendo ser em qualquer lugar do Espírito Santo, o que possibilita mais autonomia às famílias.

É imprescindível que a casa não esteja em área de risco geológico ou de interesse ambiental, seja em alvenaria, possua portas, janelas, telhados ou lajes em bom estado de conservação, tenha boa iluminação e ventilação e seja atendida pelas concessionárias de serviço público (energia e água).

LEIA TAMBÉM

Moradores vão participar de roda de conversa sobre programa Família Acolhedora

Um abraço, um sorriso ou uma palavra. Crianças e adolescentes precisam de afeto. Por isso, o programa Família Acolhedora surgiu para despertar o ser humano a dar um lar provisório no período de até dois anos a esses pequenos que vivem em risco social.

Para dar mais informações sobre o programa, será realizada uma roda de conversa no próximo dia 21, em Maruípe. 

Se você quiser participar, entre em contato pelos telefones (27) 997917199 e 30198060 ou pelo e-mail familiaacolhedora@fealegria.org.br .

Programa

O programa Família Acolhedora tem como objetivo atender crianças e adolescentes - com idades entre 0 e 18 anos incompletos - em situação de risco social e afastados temporariamente da família de origem.

Para acolher um pequeno, a inscrição é gratuita e deve ser feita mediante o preenchimento da ficha de cadastro e apresentação de documentos pessoais.

Além disso, é preciso ter mais de 25 anos, ser morador de Vitória, tempo disponível para o convívio com a criança e/ou adolescente acolhido e participar das capacitações e encontros agendados pela equipe técnica. 

O programa é coordenado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a rede Vitória do Bem, a Fundação Fé e Alegria e Jesuitas do Brasil. 

"O grande diferencial do programa Família Acolhedora é a referência afetiva, com cuidado e atenção de uma forma individualizada que essa criança ou esse adolescente pode receber. Isso faz a diferença no momento que mais precisam", disse a pedagoga do programa Família Acolhedora, Hortência Padua.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL