CIDADE

Feira Literária terá programação diversificada em Vitória

Entre os dias 22 e 26 de maio, das 9 às 20 horas, Vitória será a capital da literatura.

Em 20/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Leonardo Silveira - Secom/PMV

Entre os dias 22 e 26 de maio, das 9 às 20 horas, Vitória será a capital da literatura com a 6ª Feira Literária Capixaba (FLIC-ES), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com uma programação plural, o evento recebe grandes nomes da literatura nacional, como a escritora Conceição Evaristo, mesas-redondas e workshops sobre arte e literatura, além de homenagem à escritora Judith Leão Castello Ribeiro.

Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Serão 300 artistas participando do evento, que contará com o lançamento de 80 livros de autores capixabas. A programação contempla espaços temáticos com conteúdos voltados para o público infantil e juvenil, oficinas, palestras, apresentações culturais, além de ações voltadas para sustentabilidade.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é uma das apoiadoras do evento e participa com uma série de atividades. Na quarta-feira (22), a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi participa da Tenda Cultural com o Grupo Fafi de Dança.

Contação de histórias

Na quinta-feira (23), a partir das 8h30, também na Tenda Cultural, o projeto Viagem pela literatura, da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, traz a atividade de contação de histórias, com Martha Samor.

Às 10 horas, o Circuito Cultural de Vitória apresentará balé infantil e infantojuvenil. Às 14 horas, uma nova contação de histórias do Viagem pela Literatura, com Eliana Zandonade. Na sequência, o Grupo Fafi de Dança.

Instrumentarte

Às 16 horas, haverá o cortejo do Instrumentarte, do Circuito Cultural, com o mestre Valdemiro Salles e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, da Grande Goiabeiras.

Lei Rubem Braga e mesas-redondas

Às 9 horas, no auditório do Centro de Ciências Econômicas (CCE), a gerente do projeto cultural Lei Rubem Braga, Wanya Mayhé, integrará a mesa-redonda "Leis de Incentivo à Cultura: um caminho para a democratização das artes".

Na sexta-feira (24), no auditório do CCE, o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, participa da mesa "Políticas Públicas para a Literatura".

Mais Viagem pela Literatura e Circuito Cultural

Na Tenda Cultural, o Grupo Fafi de Dança se apresenta às 10h e, às 14h30, o projeto Viagem pela Literatura leva contação de histórias, com Kika Amorim e Alzira Bermudez. Às 17 horas, o Circuito Cultural leva uma série de atividades.

Instrumentarte, ação do Circuito Cultural, fará parte da programação do evento. - Foto: Kesia Levone

No sábado (25), às 9 horas, na Tenda Cultural, o projeto Viagem pela Literatura desembarca novamente com a contação de histórias, desta vez com a escritora Eliana Zandonade.

Livros Gigantes também vão despertar a curiosidade do público. - Foto: Divulgação Semc

Livros Gigantes

Entre os dias 23 e 25 de maio, o projeto Livros Gigantes, das 8h30 às 17 horas, da servidora Lilian Menenguci, que também lançará o livro “Casa de Papel”, integrará a programação.

Homenagem

A homenageada deste ano é a escritora Judith Leão Castello Ribeiro. A autora, que também foi educadora e ensaísta, tornou-se professora na juventude.

Foi a primeira mulher eleita deputada estadual no Espírito Santo e exerceu diversos mandatos com foco nas áreas de educação, cultura e bem-estar social.

Quando ela obteve a informação de que mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-Santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas da época e fundou a Academia Feminina Espíritossantense de Letras, sendo, Judith, a primeira presidente.

MAIS NOTÍCIAS

Defesa Civil atende no Palácio Municipal nesta segunda-feira (20)

A Defesa Civil Municipal faz atendimentos, excepcionalmente, na sala Araceli do Palácio Municipal (2º andar), em Bento Ferreira, nesta segunda-feira (20). 

Defesa Civil mantém trabalhos de monitoramento na cidade. - Foto: Carlos Antolini

Caso os munícipes precisem entrar em contato com a equipe, devem acionar o telefone (27) de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.

Apesar do sol neste início de semana, as equipes da Defesa Civil continuam de plantão, realizando o monitoramento da cidade. Nesta segunda-feira (20) farão uma série de visitas nos principais pontos afetados pelas fortes chuvas.

MAIS NOTÍCIAS

Ciac sem expediente nesta segunda após curto-circuito na rede externa

Por conta da falta de energia elétrica no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, não houve expediente e atendimento ao público nesta segunda-feira (20). O problema acontece após um curto-circuito na rede externa da EDP com as fortes chuvas do último sábado (18).

Equipes da administração do prédio trabalharam durante todo o final de semana para sanar os problemas causados pelas chuvas. O município aguarda a intervenção da EDP para o restabelecimento do serviço de energia.