TEMAS GERAIS

Feiras de orgânicos vão ser fiscalizadas no ES.

Objetivo é identificar a possível presença resíduos químicos nos alimentos.

Em 17/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As feiras de produtos agroecológicos distribuídas na Grande Vitória e no interior vão ser fiscalizadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a partir deste mês de maio.

O objetivo é identificar a possível presença resíduos químicos nos alimentos e, caso isso seja constatado, os produtores responsáveis serão descredenciados.

As primeiras feiras fiscalizadas serão as realizadas em shoppings em Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e na Praça do Papa, em Vitória. Até junho, serão avaliadas as feiras orgânicas que acontecem na Praia da Costa, Barro Vermelho e Jardim Camburi.

Amostras de alface, tomate, pimentão, cenoura e banana serão recolhidas. Os produtos foram definidos de acordo com a época em que são produzidos.

O material vai ser enviado para um laboratório ligado à Universidade Federal de Pernambuco, e os resultados saem em até 30 dias.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, José Maria de Abreu Júnior, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações estratégicas de equipes do órgão, da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“E a nossa ideia é que essas fiscalizações sejam perenes, para dar aos consumidores que compram produtos agroecológicos, a segurança de que realmente eles são agroecológicos”, disse.

Fonte: G1-ES