TEMAS GERAIS

Férias: Cuidados simples podem evitar acidentes na estrada

No período de descanso, o número de veículos na estrada aumenta, assim como os acidentes

Em 14/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O mês de julho é sinônimo de férias, época em que muitos pegam a estrada com destino a diversão. Mas é preciso ficar atento quando o assunto é revisão veicular, pois, nesta época do ano, o número de veículos nas estradas aumenta, assim como os ricos de acidente.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a falha mecânica ocupa a terceira colocação nos principais motivos de acidentes de trânsito. Em primeiro lugar está a falha humana, seguida das condições ruins das estradas. O presidente do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Espírito Santo (Sindirepa-ES), Wilmar Barros Barbosa, diz que “a imprudência, principalmente o excesso de velocidade, aliado a não revisão veicular, está entre os principais motivos de acidente nas estradas”.

Para o presidente, fazer um check up é essencial, pois garante mais segurança. “Na manutenção preventiva são analisados os principais itens que possam causar eventuais transtornos. Deve ser avaliado o sistema de freios, suspensão, alinhamento e balanceamento das rodas, correia dentada e auxiliar, além de uma verificação detalhada do sistema eletroeletrônico”.

O Sindirepa-ES alerta que a revisão deve ser feita pelo menos vinte dias antes da viagem, “este é o tempo do veículo apresentar possíveis anomalias indesejadas e com este tempo prévio, é possível fazer as devidas correções”. A quilometragem também é um indicador para manutenção “de 10000 km em 10000 km, é preciso fazer uma revisão”, conclui Wilmar Barros Barbosa.

CUIDADOS

- Não deixar de fazer uma manutenção preventiva;

- Sempre verificar o desgaste do pneu. O T.W.I do pneu indica sua vida útil;

- Alinhamento e balanceamento devem ser feitos sempre juntos e a cada 5000 km;

- Os fluidos devem ser verificados sempre com o motor frio e principalmente em locais planos;

- Sistema elétrico: conferir sempre o sistema de carga e recarga, partida, iluminação e sinalização;

- Verificar o extintor, deve ser o tipo ABC e dentro do prazo de validade.

Fonte: Iá! Comunicação