TEMAS GERAIS

Festa da Penha (ES): Romaria dos homens reuniu milhares de fiéis.

No total, os fiéis percorrem um trajeto de 14 quilômetros e fizeram pedidos ((Foto: Cristina Dockhorn).

Em 12/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Milhares de devotos de Nossa Senhora da Penha deixaram a Catedral de Vitória no início da noite deste sábado (11) com destino à Prainha, em Vilha Velha, dando início à Romaria dos Homens. No total, os fiéis percorrem um trajeto de 14 quilômetros e aproveitam o momento para fazer pedidos e agradecer as bênçãos recebidas da padroeira do Espírito Santo.

Todos os anos, milhares de fiéis são esperados para a maior romaria do 'Oitavário'. Na edição do ano passado, o evento atraiu cerca de 500 mil participantes, segundo a estimativa da igreja. A atividade já é tradicional durante as comemorações da terceira maior festa religiosa do Brasil, a Festa da Penha.

Em Vitória, o trajeto passa pelas ruas José Marcelino, São Francisco, Caramuru, Cais de São Francisco, Cleto Nunes, Marcus de Azevedo, Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva. Para garantir a segurança durante a romaria, interdições foram realizadas em diversas vias tanto da capital quanto de Vila Velha.

Neste domingo (12), será a vez da Romaria das Mulheres levar as devotas para prestar homenagens à Nossa Senhora da Penha. A previsão é de que os participantes saiam do Santurário por voltas das 14h30 e também sigam para a Prainha, onde ocorre missa de encerramento.

De acordo com a Igreja, neste ano, a expectativa é que ao longo do evento, cerca de 1 milhão de pessoas participem, de pelo menos, um momento da festa, composta por romarias, missas e visitas ao convento para prestação de homenagens.

A festa começou no dia 5 e segue até esta segunda-feira (13), quando é comemorado o dia da padroeira do estado. Por conta disso, alguns serviços vão ter o horário de funcionamento alterado.

Romaria dos Homens é iniciada com a saída da imagem da Santa do Centro de Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Romaria dos Homens é iniciada com a saída da imagem da Santa do Centro (Foto: Reprodução/ G1es)