LAZER

Festa de 473 anos de Vitória terá início na sexta-feira (6)

Serão três dias de festa, de sexta-feira (6) a domingo (8), na Praça do Papa, com muitas atrações.

Em 04/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Reprodução/Instagram/(fredericojnef)

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) trará para para o aniversário de Vitória uma programação especial e gratuita que reunirá nomes como João Neto e Frederico, Alceu Valença e Anderson Freire.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O próximo final de semana será marcado por comemorações em homenagem à Ilha do Mel ou Cidade Presépio, como é conhecida a capital Vitória que, no domingo (8), completará 473 anos de existência. Serão três dias de festa, de sexta-feira (6) a domingo (8), na Praça do Papa.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) trará para os munícipes uma programação especial e gratuita que reunirá nomes como Alceu Valença, Anderson Freire e João Neto e Frederico.

A cada dia de atrações se juntam ao time de estrelas a Orquestra Camerata Sesi, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves, que apresentará o espetáculo "Cine In Concert: Clássicos do Cinema",  a Banda da Guarda Municipal e as cantoras Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça, que preparam o show "Divas".

Segundo o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, será uma grande festa, com muita animação e encontro das famílias com música e entretenimento de qualidade.

"Será uma grande festa como a cidade de Vitória merece. Animação e encontro das famílias com música e entretenimento de qualidade. Cultura na veia! Além disso, estamos cuidado de todos os detalhes para que o público possa desfrutar dessa grandiosa festa com conforto e segurança, em uma mega estrutura que está sendo montada no local"

Abrindo a programação, no dia 6, está a Orquestra Camerata Sesi, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves, seguida de Anderson Freire. No sábado (7), se apresentam a Banda da Guarda Municipal e o ídolo de diferentes gerações, Alceu Valença. Domingo (8), dia do aniversário de Vitória, é a vez das "Divas" Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça que "passarão o bastão" para a dupla sertaneja João Neto e Frederico encerrar a programação.

Estrutura

Além do palco completo, com tecnologia de ponta, a festa "Vitória 473 anos" recebe uma ampla estrutura para atender ao público presente ao evento.

Para a ocasião, uma área de alimentação está sendo montada com 30 barracas além de Food Trucks. No local serão comercializados os mais diversos alimentos e bebidas.

Também estão sendo instalados 200 banheiros químicos.

Segurança

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) terá reforço de efetivo para o patrulhamento ostensivo e viário no evento e nas redondezas. Além disso, a região conta com sistema de vídeo monitoramento conectado tanto à Central da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu), quanto à base móvel da Guarda de Vitória.

Trânsito

A rua Judith Maria Tovar Varejão, na lateral da Praça do Papa, será interditada na sexta-feira (6) a partir das 06h. Uma faixa da avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido Centro-Praia do Canto, também será bloqueada a partir das 18 horas.

Vale reforçar que as equipes da Guarda de Vitória também estarão atentas às infrações de condutores. A orientação é sempre a mesma: se dirigir, não beba. Por isso, a instituição reforça a necessidade de evitar ir de carro para o local.

Programação

06/09 (sexta-feira)
20h - "Cine In Concert: Clássicos do Cinema" com a Orquestra Camerata Sesi, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves.
22h - Anderson Freire.

07/09 (sábado)
20h - Banda da Guarda Municipal.
22h - Alceu Valença.

08/09 (domingo)
18h - "Divas" - Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça.
20h - João Neto e Frederico.

Shows

Orquestra Camerata Sesi
A festa de Vitória começa em grande estilo na sexta-feira (6) a partir das 20 horas. A Orquestra Camerata Sesi promete encantar o público com uma fusão única de música clássica e trilhas sonoras de filmes icônicos com o concerto "Cine In Concert: Clássicos do Cinema". 

O repertório incluirá clássicos que marcaram gerações, como "O Mágico de Oz", "Psicose", "James Bond", "Titanic", entre outros.

Gisa Madeira Bittencourt, gerente de Cultura do Sesi, explica que a ideia de unir clássicos do cinema com concertos nasceu da vontade de ampliar o alcance cultural. "O Sesi Cultura, por meio da Orquestra Camerata, já tem um público fiel aos concertos clássicos, mas nosso papel é levar a cultura para todas as pessoas, de todas as idades. A temporada Pop tem esse foco, trazer um público mais voltado à cultura popular ao teatro, atraindo-os pelo repertório diverso, mas ainda assim ampliando seu contato com o formato de uma orquestra de cordas", afirma Bittencourt.

Anderson Freire
Um dos principais nomes da música gospel brasileira, o cantor e compositor capixaba, Anderson Freire é a atração das 22 horas do primeiro dia de festa.

Talentoso desde a infância cresceu participando de um grupo vocal com os irmãos no interior do Espírito Santo.

Há menos de 10 anos experimentou uma reviravolta em sua vida. Suas composições ultrapassaram as fronteiras de Cachoeiro de Itapemirim, foram descobertas por grandes nomes do segmento, conquistaram rádios, igrejas, e, sobretudo corações.

Indicado cinco vezes ao Grammy Latino (2013, 2014, 2015, 2016 e 2018), tendo o conquistado em 2016, Anderson iniciou sua carreira como cantor solo em 2010, com o CD "Identidade", trabalho reconhecido com Disco de Ouro e Platina.

O álbum Anderson Freire & Amigos reúne grandes nomes do Gospel como Bruna Karla, Wilian Nascimento, Fernanda Brum, Aline Barros, Arianne em que os artistas interpretam grandes sucessos do cantor.

Seu mais recente álbum, "Contagem Regressiva", é o quarto trabalho inédito. A produção do álbum é do próprio cantor que, apresenta trabalho 100% autoral.

Banda da Guarda Municipal
O segundo dia de festa começa às 20 horas com a Banda da Guarda Municipal, que foi criada em 2021, a partir da necessidade da execução de números musicais em eventos cívicos, atos solenes e oficiais e apresentações sociais e culturais do município.

O grupo, que presta apoio às ações da Secretaria de Segurança e também promove sessões musicais em comunidades, se apresentou pela primeira vez na inauguração da Casa Rosa, em outubro de 2021. Desde então, os músicos vêm conquistando espaço no cenário da cultura capixaba e fazendo história como conjunto.

Com centenas de shows realizados por toda a capital, levam alegria e diversão através da música. O repertório variado passa pela MPB, Pagode, Samba, Rock, e internacionais.

A Guarda's Band é formada por oito integrantes: Dayvison (violão e voz), Fassarella (Baixo), Jader (Guitarra), Patrocínio (Saxofone), Lauro (Saxofone, percussão e voz), Marquesi (bateria e percussão), Thiengo (Bateria) e Peterson (teclado).

Para a apresentação na Festa Vitória 473 anos a banda tem preparação especial para agradar ao público.

Alceu Valença
Basta ouvir os versos "Na bruma leve das paixões que vêm de dentro, tu vens chegando pra brincar no meu quintal" que se sabe de quem estamos falando: da referência musical brasileira, do cantor e compositor, pernambucano, Alceu Valença, que sobe ao palco da festa "Vitória 473 anos" às 22 horas de sábado (7).

Nascido em São Bento do Una, em Pernambuco, Alceu Paiva Valença cresceu em convívio direto com os elementos vivos que ajudaram a consolidar a cultura do Nordeste profundamente.

Na Fazenda onde passou a primeira infância, acostumou-se a observar as tertúlias e encontros musicais e poéticos que o avô costumava promover. Aos sete anos, mudou-se com a família para Garanhuns, e em seguida Recife.

Na Rua dos Palmares, no centro da capital pernambucana, viu descortinar-se à sua frente a cultura da zona da mata, dos canaviais e do litoral. Conheceu os blocos de frevo, os grupos de maracatu e ciranda.

Na adolescência adquiriu o gosto pela música e ganhou um violão de presente de sua mãe, escondido do pai, que não queria ver o filho metido em rodas de cantoria.

Na década de 70, muda-se para o Rio, em busca de um lugar ao sol no então incipiente show business brasileiro.

Em 74 lança seu primeiro disco solo, "Molhado de Suor". Mas foi o Festival Abertura, em 1975, que o catapultaria diretamente para os lares brasileiros, recém-abastecidos pela TV em cores, com a perturbadora "Vou Danado Pra Catende", que unia os ritmos do sertão brasileiro ao peso das guitarras do rock, com alguns versos emprestados pelo poeta pernambucano Ascenso Ferreira.

Em 1996, Alceu junta-se aos colegas de geração Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho para a celebração do "O Grande Encontro". Um dos campeões de bilheteria da década, o show impulsiona, amplia e rejuvenesce seu público. Dois discos solo do período afirmam esta disposição. Em "Sol e Chuva" Alceu recria seus grandes sucessos para o público jovem, acrescido da inédita "Girassol". Em "Forró de Todos os Tempos" fala direto para a geração do Forró Universitário num álbum que reúne temas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, mas também novas canções autorais, entre elas "Forró de Olinda" e "Vou Pra Campinas", ambas com Aracílio Araújo.

Mais recentemente, em 2022, Alceu lançou o concerto Valencianas 2, gravado no Porto com a Orquestra Ouro Preto, e prepara nova turnê internacional, com shows na Inglaterra, Holanda, Alemanha, Suíça, Espanha e Portugal. Em paralelo, bomba também na internet: "Belle de Jour" ultrapassa as 200 milhões de visualizações no YouTube.

Divas
s cantoras Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça abrem o último dia de festa e se unem para o show "Divas".

O projeto nasceu da necessidade de uma empresa que queria fazer uma homenagem para o Dia das Mulheres com uma banda totalmente feminina.

Hoje, com o projeto maior, houve algumas reformulações, porém os vocais continuam sendo de três grandes cantoras capixabas de gêneros diferentes. Dona Fran traz o "punch" do rock'n'roll, Michelle Freire a pegada do sertanejo e a Flávia Mendonça, Flavinha, como é conhecida, a energia do axé.

Durante o show, elas interagem, cantam juntas e brincam com os ritmos umas das outras. Promete!

João Neto & Frederico
A carreira musical da dupla sertaneja que encerra a festa da cidade, no domingo (8), às 20 horas, começou cedo, João Neto, aos 10 anos e Frederico, aos 6. Antes de se tornarem famosos, integraram o Trio Rouxinóis de Goiás, junto com o irmão mais novo da dupla, Felipe César, que posteriormente passou a trabalhar como tecladista e produtor dos irmãos até João Neto & Frederico gravarem seu primeiro CD, "Esperando por um Sonho", em 1998.

De lá pra cá a dupla coleciona números e marcas que eternizaram seus nomes na música brasileira através de hits como "Pega Fogo Cabaré", "Lê lê lê", "Tá combinado", "Meu anjo", "Revelação", "Minha Herança" entre outros.

João Neto & Frederico somam mais de 1,7 bilhão de views no YouTube, mais de meio bilhão de streams no Spotify, mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais e já se apresentaram para um público absoluto que ultrapassa um milhão de espectadores.

O atual projeto é o DVD 25 anos, gravado em São Paulo, com as participações de Jorge & Mateus, Maiara & Maraisa, Hugo e Guilherme e Eduardo Costa.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Rock e hip-hop do "Kombinação" chegam ao Centro nesta 6ª
Festival Delírio Tropical ocupa espaço cultural em Vitória
“Os Clássicos do Samba Retrô” será em outubro, na Chácara Flora
Vital 2024 movimentou R$ 50 milhões e atraiu 45 mil pessoas
Festa dos 224 anos de fundação de Linhares terá 30 atrações
Música popular: domingo (11) é dia de samba no bairro Itararé
Formemus apresenta shows nacionais inéditos no Estado
Kombinação levará rock, hip-hop e batalhas de rap à Vitória

TAGS:
ANIVERSÁRIO | VITÓRIA | SHOWS | COMEMORAÇÕES | PROGRAMAÇÃO