CULTURA

Festival Movimento Cidade entre 16 e 18 de agosto na Prainha

A 6ª edição do Festival vao unir diferentes manifestações culturais que movem a sociedade.

Em 08/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Diego Padilha/Divulgação

O Parque da Prainha, em Vila Velha, vai virar uma grande “galeria a céu aberto” durante o "Festival Movimento Cidade", com muitas atividades de artes visuais.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Em sua 6ª edição, o "Festival Movimento Cidade" (MC) se consolida como o maior festival de artes integradas do Espírito Santo unindo as diferentes manifestações culturais que movem a sociedade: mostra de cinema, shows musicais, batalhas, oficinas e arte urbana permeiam a programação. Este último tópico, aliás, ganha ainda mais protagonismo na próxima edição, marcada para os dias 16, 17 e 18 de agosto, com entrada gratuita no Parque da Prainha, em Vila Velha. O MC prepara galerias de arte urbana, exposições e atos-manifesto de arte, todos projetados para envolver o público de maneira interativa.

>> Oficina de dança leva ritmos variados à Estação Leopoldina

Um de seus novos espaços é o “Resistir sobre a Prainha: Atos-manifesto”. A proposta é explorar o lugar da memória por meio de intervenções e performances de artistas selecionados por chamada aberta. O espaço trará reflexões críticas sobre o legado da memória local e a preservação do Sítio Histórico da Prainha, recentemente reinaugurado em 2024. A reinvenção e ressignificação deste espaço serão temas centrais das propostas artísticas. Conheça as proposta selecionadas:

Véia do Patuá - Vila Velha (ES): Yasmin Lima, mais conhecida como Véia do Patuá, reside na Barra do Jucu. Artista e benzedeira, sua proposta de intervenção urbana é trazer o “Varal das Benzedeiras”.

Descalços Cia de Artes, Maytê Hensso - Maceió (AL): Estando em atuação desde 2015, a Cia desenvolve atividades como espetáculos e eventos, já tendo circulado com suas ações em cidades capixabas e nacionalmente em palcos cariocas. A Descalços ainda se destaca por ser a única no estado a ser dirigida por uma mulher trans, Maytê Hensso, e ter sua formação totalmente composta por corporeidades dissidentes. Eles trazem a performance artística “Para Rosas e Tridentes”.

Pabluxu - Vila Velha (ES):  Pablo Vieira, conhecido como Pabluxu, é graduando finalista do curso de Artes Visuais/UFES, e atua nas áreas da produção cultural, direção de arte, arte educação, educação social, fotografia e música (DJ). Em seus trabalhos artísticos busca outras representações e narrativas para o corpo negro através da fotografia e do vídeo. Sua proposta de intervenção urbana é trazer o “O conflito começou quando eu vi o fim”.

Outra proposta do Movimento Cidade é a exposição “Olhar a Cidade: Prainha”, onde os visitantes poderão se inspirar com imagens da Prainha capturadas por talentosos fotógrafos. A exposição destacará a beleza natural, a vida cotidiana, a história e a interação dos moradores com o espaço, além de ser um convite para o público mergulhar na vida cotidiana do bairro, celebrando a vida em comunidade e a beleza do simples. 

Os fotógrafos e fotografias selecionados são: Barcos ao Entardecer (2010), de Angélica Dornelas; Caos do Porto, de Ely; Acervo: Memória Capixaba (1940), de Fábio Pirajá; Acervo: Memória Capixaba (1930), de Fábio Pirajá; Acervo: Memória Capixaba (1920), de Fábio Pirajá; Acervo: Memória Capixaba (1940), de Fábio Pirajá; Histórias da Prainha (2024), de Chicow; Desmentalidade Colonial (2024), de Chicow; Espera Feliz (2023), de Paula Stein; Brincadeira de Criança (2023), de Paula Stein. Uma prévia das fotografias podem ser conferidas no link: https://www.instagram.com/p/C9-Tuy0xSAP/?img_index=1.  

O festival também conta com a instalação "Planetas Brasileiros", que apresentará grandes bolas infláveis espalhadas pelo festival, cada uma representando uma região do Brasil (sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste). Os artistas convidados integrarão elementos únicos de suas regiões nesses “planetas”, criando uma experiência visual e culturalmente rica. 

Os artistas criaram artes exclusivas para o MC, integrando elementos únicos que vão se espalhar pelo festival. Os artistas responsáveis pelas artes são: os Planeta "Norte", por Douglas Jacinto (TO); Planeta "Sudeste" por Amanda Lobos (ES); Planeta "Nordeste", por Tassila Custodes; Planeta "Centro Oeste", por Irmãos Credo; Planeta "Sul", por Marcella Calado. Uma prévia das instalações pode ser conferida no link: https://www.instagram.com/p/C-A4_2_plGI/?img_index=1

Outra novidade é a “Galeria Croma”. Instalada na Prainha, a galeria será palco para artistas do todo o Brasil e capixabas desenvolverem, em conjunto,  paineis de arte urbana que, unidos, vão formar uma verdadeira galeria a céu aberto. Durante o festival o público poderá acompanhar ao vivo as intervenções artísticas e a evolução das obras, interagindo com os artistas e apreciando a magia da criação em tempo real. Conheça as duplas de artistas: Alex Baum (ES) e Odrus (DF); Thiago Balbino (ES) e Cigana (PE); Iran (ES) e Tuane (SC); Vânia Cáus (ES) e Wira Tini (AM); Doce (ES) e Cazé (RJ). 

Outro espaço é a exposição "Reimagina", que apresentará projetos arquitetônicos desenvolvidos durante uma maratona de oficina organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES), em parceria com o Movimento Cidade. As propostas trarão ideias inovadoras para o Parque da Prainha, refletindo a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade e a acessibilidade. 

O projeto começa com uma imersão dos participantes com representantes da comunidade local, mestres em preservação do patrimônio e arquitetos envolvidos com projetos do entorno. Na segunda parte, é a hora de soltar a criatividade, em que os participantes serão guiados por profissionais de diferentes áreas da arquitetura e urbanismo, para acontecer as principais trocas de saberes aplicadas aos projetos e a evolução até a entrega final de cada inscrito.

Após submetidos os projetos e finalizada a maratona, uma banca de jurados avalia cada um, chegando a um ranking final de vencedores, que estarão expostos durante o evento. Podem se inscrever estudantes e profissionais com até cinco anos de formação em Arquitetura e Urbanismo. A imersão acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto. 

As atividades são: 
Sábado 09h - 12h Parque da Prainha (passeio pelo Sítio Histórico)
Sábado 13h - 19h Maratona com Mentoria (local a definir) 
Domingo 09h - 17h Maratona com Mentoria (local a definir) 
Domingo 18h - Encerramento/Prazo Final para Entrega 
As inscrições acontecem pelo link: https://forms.gle/4HWwd8FH9kGusnwQ8

O 6º Festival Movimento Cidade tem patrocínio master da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural. Conta com o patrocínio do Nubank, do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal. Foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Eventos Artísticos Calendarizados. Tem Co-produção da Triz Comunicação e Cultura. Projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura e Governo do Espírito Santo. É uma realização da MC Projetos Criativos, Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Incentivo à Cultura Federal.

Música e arte

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o Festival Movimento Cidade vai transformar o Parque da Prainha com mostras audiovisuais, shows musicais, bate-papo, batalhas de dança e rima, intervenções artísticas, e muito mais, em três dias de muita cultura, arte e identidade capixaba. Nomes como Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA e Dan Abranches estão confirmados no lineup.

Serviço:
"Festival Movimento Cidade 2024"
Quando: 16, 17 e 18 de agosto
Local: Prainha - Centro de Vila Velha, Vila Velha - ES
Entrada gratuita
Atrações: Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA e Dan Abranches; mostra de cinema, oficinas, batalhas, arte urbana, shows musicais, exposições de arte e muito mais. (Por Lucaas Rezende/Ascom)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Oficina de dança leva ritmos variados à Estação Leopoldina
Barra do Jucu, em Vila Velha, sedia IV Encontro do Folclore
Festival Primavera Teresense abre inscrições para compositores
Sábado (3) é dia de Feira de Antiguidades na Rua da Lama
Projeto oferece oficinas gratuitas de capoeira para crianças 
Exposição da Escola de Fotógrafos Cegos fica aberta ao público
Ação cultural se torna parte do calendário oficial de Vitória

TAGS:
VILA VELHA | PRAINHA | FESTIVAL | CULTURA | CIDADE | MOVIMENTO