CIDADE

Fiscais do Meio Ambiente realizam ações no mangue em Serra

Na última sexta (08), começou o terceiro período da andada do caranguejo-uçá.

Em 12/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

FOTO: Semma/PMS

A Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de Serra (Semma), iniciou no dia 08 uma ação fiscal em parceria com a Polícia Militar Ambiental para o monitoramento do terceiro período de defeso do caranguejo-uça.

COMPRE PELO SITE

Com barco, fiscais do Meio Ambiente e da Policia Militar Ambiental estão atuando no mangue. O percurso da ação é do canal dos escravos até a entrada do bairro Jardim Carapina.

Já por terra, fiscais do Meio Ambiente e agentes da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Defesa Social (Sedes), estão monitorando comércios e feiras livres nas regiões de Jacaraípe, Nova Almeida e Manguinhos.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321 / 0800 2839780.

Andada

Na última sexta-feira (08), começou o terceiro período da andada do caranguejo-uçá. Isso significa que estão proibidas a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie Ucides cordatus. A proibição vai até o dia 15 de março.

OPORTUNIDADE de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Durante a andada, caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento, tornando-se presas fáceis. A medida tem como objetivo, portanto, zelar pela manutenção da espécie, já que a andada é o período reprodutivo dos caranguejos.

Há mais um período de andada, conforme calendário abaixo. Nestes dias, a Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), fica de olho em mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais para coibir a venda do crustáceo.

Se a Fiscalização apreender caranguejo vivo, ele será, preferencialmente, devolvido ao seu habitat natural. Quem for pego desrespeitando a lei será multado em R$ 50, por unidade de caranguejo, e ainda responderá por crime ambiental.

Confira os períodos de andada:

3º Período: de 08/03/2019 a 15/03/2019;

4º Período: de 07/04/2019 a 14/04/2019.

MAIS NOTÍCIAS

Ruas de Serra Dourada I recebem drenagem e pavimentação

Duas importantes vias de Serra Dourada I vão receber drenagem e pavimentação. A Ordem de Serviço para os trabalhos nas ruas Pororoca e Jatobá será realizada nesta terça-feira (12), a partir das 19h, na Rua Pororoca, s/nº, próximo à Igreja do Evangelho Quadrangular. 

Ao todo, os trabalhos serão realizados em, aproximadamente, 1 quilômetro de vias. Os investimentos somam cerca de R$ 1,3 milhão. 

Ruas de Serra Dourada I recebem drenagem e pavimentação

Os trabalhos serão realizados em, aproximadamente, 1 quilômetro de vias. Foto|: Bianca Nascimento/Secom-PMS

De acordo com o secretário de Obras da Serra, Zacarias Carraretto, a gestão tem realizado obras em vários bairros da cidade, tratando com igualdade todas as regiões, consciente de que todos têm direito de viver em um lugar mais bonito e com qualidade de vida. 

“Temos obras de drenagem e pavimentação em diversos bairros. Com infraestrutura adequada a população ganha em qualidade de vida e o município atrai investimentos para gerar emprego e renda para a população”, afirma Zacarias.

Serviço:

Ordem de Serviço de drenagem e pavimentação das ruas Pororoca e Jatobá 
Data: terça-feira, dia 12
Horário: a partir 19h
Local: Rua Pororoca, s/nº, próximo à Igreja do Evangelho Quadrangular.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL