MEIO AMBIENTE

Fiscais recuperam 332 caranguejos capturados no período de andada

Os caranguejos encontrados foram devolvidos ao mangue de Vitória.

Em 16/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semmam

Os agentes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em uma operação náutica da Andada do Caranguejo Uçá, apreenderam no final da tarde de terça-feira (14) cinco sacos de caranguejos uçás, com 332 crustáceos, que estavam sendo retirados ilegalmente do mangue na Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão (EEMMIL).

O responsável pela fiscalização da Semmam, Alexsandro Amaral, contou que os caranguejos foram devolvidos ao mangue, mas não foi possível identificar os catadores, para que pudessem ser encaminhados a Delegacia de Crime Ambiental.

“Soltamos os caranguejos em seu habitat natural e realizamos a biometria - tamanho da carapaça , quantidade , sexo”, informou Amaral. Os agentes continuarão na fiscalização da Andada, nesta quarta-feira (15), último dia do primeiro período da Andada do Caranguejo Uçá, que começou no dia 10 de janeiro.O segundo período da Andada será de de 09 a 13 de fevereiro, o terceiro período de 9 a 14 de março e o último de 07 a 12 de abril.

Andada

A Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

A fiscalização da Semmam está sendo realizada em mangues, por terra e por água e em pontos de vendas, comércios e até nas redes sociais, que avisam estar vendendo esse crustáceo.

Multa

Para quem for pego fazendo a cata do caranguejo uçá nos períodos da Andada, receberá uma multa de R$ 700, podendo chegar até R$ 100 mil. Durante a Andada do Caranguejo Uçá é proibida a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e a comercialização. Também, não poderão ser vendidos as partes isoladas do crustáceo, como quelas, pinças, garras ou desfiado durante os dias da Andada, proveniente de qualquer origem. (Com informações da Prefeitura de Vitória)