CIDADE

Fiscalização já reduziu em 10% os furtos de cabos elétricos

A prefeitura de Vila Velha irá manter ação integrada para continuar reduzindo os furtos.

Em 11/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Depois de duas edições na Região 1, a Operação Hefesto III abordou ferros-velhos no bairro Jardim Marilândia, Região 3, na manhã desta quinta-feira (11). Foram três estabelecimentos vistoriados, todos autuados por falta de alvará de funcionamento. As ações já começam a causar impacto positivo na diminuição dos furtos.

Segundo a Guarda Municipal, da primeira operação até hoje, o índice de furtos em cabos semafóricos, alvo recorrente dos criminosos, teve uma redução de 10%. A prefeitura irá manter ação integrada para continuar reduzindo os furtos.

Objetivos

Os objetivos da Operação Hefesto são ordenar a cidade e coibir furtos ligados ao cobre e outros metais, fiação elétrica, cabos semafóricos, tampas de bueiro e outros que geram prejuízo ao erário público e transtorno à população, além dos furtos a outros produtos de propriedade privada. Com a fiscalização dos possíveis receptores, estes delitos tendem a diminuir.

Num deles foi encontrada uma carga de peças de automóvel e baterias de moto, sem apresentação da nota fiscal. Mesmo concedendo um tempo para apresentação da documentação, o proprietário não comprovou a aquisição da mercadoria, que foi apreendida e levada, junto com o mesmo, para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde prestará esclarecimentos.

Participaram da ação as secretarias de Defesa Social e Trânsito, Serviços Urbanos e Saúde, com apoio da Polícia Militar.

Notificações

Todos os estabelecimentos foram notificados pelas equipes de fiscalização. Foram gerados:

. Notificação para eliminação de focos de mosquitos
. Adequação de calhas, telhados e locais propícios para acúmulo de água da chuva
. Desobstrução de calçada
. Falta de CNPJ
. Falta de alvará de funcionamento.  (Com informações da Semco/PMVV)