CIDADE

Foi inaugurada nova sede da Delegacia da Mulher de Viana

O evento foi realizado em frente a unidade, na manhã de ontem (05).

Em 06/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

FOTO: Giuliana Dias Gomes - Secom/Viana

Foi inaugurada na manhã de ontem (05) a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Viana. O evento foi realizado em frente o novo equipamento, na Rua Frederico Ozanan, 62, no Centro de Viana. O trabalho foi uma parceria entre Prefeitura de Viana e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado e  visa oferecer um atendimento humanizado para as vítimas de violência doméstica.

O novo espaço conta com 92m² de área construída, contendo brinquedoteca para as crianças, recepção, dois cartórios, gabinete com banheiro, sala de investigação, banheiro acessível, sala de reunião, sala para atendimento psicossocial, cozinha e banheiro para funcionários. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A delegada titular responsável pela Deam de Viana é Ana Karolina Marques Costa Sousa.

Segundo o Prefeito Gilson Daniel, o trabalho de combate à violência tem que ser em conjunto. “Nós pegamos esse prédio, fizemos a reforma, e estamos trabalhando em conjunto com o Estado. Se não tivermos a sensibilidade de entender que o equipamento do Estado nos beneficia, vamos ter condições de fazer uma obra dessas e não vamos fazer. Temos que dar as mãos. Agir juntos para esse combate à violência contra a mulher. Queremos viver em uma cultura de paz”.

A governadora em exercício, Jaqueline Moraes, falou sobre a importância das políticas públicas e dos equipamentos públicos no enfrentamento à violência contra a mulher e na sensibilização da sociedade. “O homem tem que ser educado e, se necessário, punido pelos seus atos. A violência contra a mulher acontece de várias formas e hoje as mulheres entendem e tem a oportunidade de denunciar esse agressor. Portanto, uma delegacia bem equipada, humanizada como esta faz com que as vítimas se sintam mais acolhidas em um momento tão difícil”, explicou ela.

Para a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, afirma que a violência contra a mulher é fruto de uma sociedade machista, com casos diários de agressões. “Eu estou emocionada. Essa união de todos possibilitou hoje a vitória para o município e para o Estado. Nossas delegadas são todas guerreiras, lutam pela causa e combatem a violência contra a mulher dia e noite. A equipe é engajada e infelizmente temos casos diários de mulheres sendo agredidas e mortas somente por serem mulheres. Estamos aqui para combater essa cultura machista”, afirmou.