CIDADE

Folia continua neste fim de semana em Vitória com cinco blocos

Bloco Kustelão promete agitar milhares de foliões neste sábado em Jardim Camburi.

Em 28/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Yuri Barichivich/PMV

Apesar de ter passado o Carnaval oficial, ainda há blocos autorizados desfilando em Vitória. Eles ocorrem em Jardim Camburi, Santo Antônio e Centro, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março.

No sábado (29), são três blocos autorizados: Kustelão, em Jardim Camburi, a partir das 15 horas; Esquerda Festiva, no Centro, a partir das 15 horas; e Chicletinho, em Santo Antônio, a partir das 16 horas.

No domingo (1º), há dois blocos autorizados, ambos começando às 15 horas: Prakabá, no Centro, e Te Pego Lá Fora, em Jardim Camburi. 

Comissão de blocos

Todos os pedidos de blocos em Vitória passaram pela Comissão de Blocos da Prefeitura de Vitória, que, após a solicitação, determinou data, horário e trajeto para ser seguido, de forma a garantir a organização, a diversão, a segurança e a limpeza da cidade para foliões e moradores.

A organização e o ordenamento dos blocos estão previstos no decreto nº 16.934/2017. Todos os blocos, após a aprovação, assinam um termo de compromisso em que atestam ciência sobre os termos estabelecidos no decreto.

A Comissão do Carnaval que aprovou os blocos é formada pelas secretarias: de Segurança Urbana (Semsu), responsável pela Guarda Municipal de Trânsito e Comunitária; de Desenvolvimento da Cidade (Sedec); Secretaria de Meio Ambiente (Semmam); Central de Serviços; Cultura (Semc); Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges); e pela Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV). 

Programação

Kustelão
Bairro: Jardim Camburi
Data: 29 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: 15h às 18h30
Trajeto: Avenida Norte Sul, do Kartódromo até a praia

Esquerda Festiva
Bairro: Centro
Data: 29 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: 15h às 19h
Trajeto: Rua Coutinho Mascarenhas, Rua Professor Azambuja, Rua Gama Rosa. Encerramento na Praça Ubaldo Ramalhete

Chicletinho
Bairro: Santo Antônio
Data: 29 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: 16h às 19h
Trajeto: Avenida Adelpho Poly Monjardim, saída da Praça Stella Coimbra até a quadra Vale do Sol

Prakabá
Bairro: Centro
Data: 1º de março de 2020 (domingo)
Horário: 15h às 19h
Trajeto: Rua Maria Saraiva, Rua 7, Rua Coronel Monjardim, Rua Professor Baltazar, Rua Gama Rosa, Rua Professor Baltazar, Rua Sete de Setembro, chegando a escadaria da Piedade

Te Pego Lá Fora
Bairro: Jardim Camburi
Data: 1º de março de 2020 (domingo)
Horário: 15h às 19h
Trajeto: Avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, trecho entre Rua Carlos Delgado Guerra Pinto e Rua Paschoal Dalmaestro

LEIA TAMBÉM

PMV e PM traçam estratégias para atuação em blocos no fim de semana

O Carnaval oficial acabou, porém, em Vitória, o fim de semana será de mais folia com o desfile de cinco blocos autorizados pela Prefeitura. Para garantir a ordem e a segurança, a PMV, por meio das secretarias de Segurança Urbana (Semsu), de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam), e a Polícia Militar se reuniram nesta quinta-feira (27) para planejar as ações conjuntas que serão adotadas.

"O objetivo é minimizar os transtornos que possam ser causados à população devido à aglomeração de pessoas que vão participar dos blocos e, também, garantir aos foliões que possam aproveitar os eventos em segurança", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

A reunião, que aconteceu no 1º Batalhão da Polícia Militar, em Maruípe, contou com a participação do comandante do 1º BPM, tenente-coronel Borges, e o comandante da 12ª Cia Independente da PM, major Alves Christ, além de outros representantes da PM.

Ações

Durante a reunião, ficou definido que o ponto prioritário de atenção, tanto da Guarda Municipal quanto da PM, será o bairro Jardim Camburi, de onde parte, no sábado, o bloco Kustelão, a partir das 15 horas.

“Tendo em vista que o público do Kustelão costuma migrar para a região do Triângulo das Bermudas, haverá também ações e efetivo na Praia do Canto", enfatizou Calheira.

O efetivo da Guarda Municipal para atuação nos blocos será de 80 agentes, enquanto a PM vai destacar 100 policiais militares.

Conforme ficou acordado na reunião, a princípio, os efetivos serão concentrados nos dois bairros, porém poderão ser deslocados para outros locais caso se avalie que o público e os ambulantes migraram para outra área.

Interdição de vias

A Guarda Municipal atuará também na interdição de vias por onde passarão os blocos e fará a orientação do trânsito para os motoristas. Também serão realizadas operações da Lei Seca nas avenidas Fernando Ferrari e Dante Michelini para coibir o trânsito de veículos conduzidos por motoristas embriagados.

Fiscais de posturas da Sedec participarão das ações para coibir a presença de vendedores ambulantes e fiscais ambientais da Semmam atuarão para fiscalizar a ocorrência de caixas de som.

“É bom ressaltar que a interdição e as fiscalizações de postura e ambiental feitas pela PMV com apoio da PM visam coibir a ocorrência de crimes e de infrações administrativas, tais como venda irregular de bebidas alcoólicas e som em volume elevado. Vale acrescentar ainda que essas ações não terão como objetivo vedar a reunião pacífica das pessoas, seja na Praia do Canto ou em outros bairros”, finaliza Calheira. (Com informações da Prefeitura de Vitória)