TEMAS GERAIS

Força Aérea está pronta para ajudar na segurança da Rio 2016.

Cães do Pelotão de Cães de Guerra vão reforçar a segurança na cidade.

Em 03/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 poderão contar com a presença de mais de mil integrantes do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL). Os militares estão preparados para atuar em ações de segurança e defesa de regiões estratégicas na capital fluminense. O batalhão está localizado às margens do aeroporto do Galeão.

O chefe de operações do batalhão, capitão Alexandre Fontoura, conta que a operação terá três níveis de ação: normalidade, indisponibilidade parcial e indisponibilidade total dos órgãos de segurança pública. “Este é o último grande evento da série de eventos que tivemos nos últimos anos. Hoje se estamos preparados é por conta dos anteriores. Nossa tropa está pronta”, afirmou.

Autoridades

A presença de autoridades mundiais não é novidade para a organização que está inserida na BAGL. O local já foi ponto de entrada de personalidades internacionais como o Papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

As principais preocupações do Batalhão de Infantaria são em relação às manifestações violentas, ações de terrorismo e tráfico de drogas. Para isso, a unidade é a única da FAB que realiza o Curso de Operações de Controle de Distúrbios, que tem a participação de militares de todo o Brasil. O curso tem como objetivo apresentar técnicas para dispersar multidões em manifestações violentas e restabelecer a ordem.

Reforço

Como em outros grandes eventos sediados no Rio de Janeiro, os cães do Pelotão de Cães de Guerra também irão reforçar a segurança na cidade. São doze cães das raças pastores belgas mallinois, labradores e um pastor alemão que realizam atividades de faro de explosivos e entorpecentes e ataque. 

Fonte: Força Aérea Brasileira