POLÍTICA INTERNACIONAL

França e Reino Unido anunciam plano de ação antiterror.

Empresas de internet serão pressionadas para reduzir material extremista.

Em 13/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França e o Reino Unido decidiram lançar um "plano de ação muito concreto" para reforçar a luta antiterrorista, dias depois dos atentados em Londres e em Manchester. Um dos pontos deste plano consiste em pressionar empresas de internet para reduzir o material extremista que é divulgado online.

"Nós decidimos juntos ir além esta noite, trabalhando depois de vários dias em um plano de ação muito concreto", declarou o chefe de Estado francês ao lado da premiê britânica, Theresa May, em Paris, destacando que uma das medidas visará suprimir as incitações "ao ódio e (ao) terrorismo" na internet.

May disse que França e Reino Unido irão irão criar um marco legal para responsabilizar empresas de internet, caso elas não consegam barrar o material extremista. Segundo ela, as grandes empresas de internet falharam em cumprir compromissos anteriores para evitar que extremistas encontrem um "lugar seguro" online. May disse que os dois países farão mais para "destruir esse mal".

França e Reino Unido foram alvos de recentes ataques terroristas.

(Foto: CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP)