TEMAS GERAIS

Frente parlamentar contra a violência ao motorista de aplicativo

Em 64% dos casos, o passageiro também foi o autor do crime.

Em 23/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Midiamix - Reprodução

De acordo com pesquisas realizadas pela Associação dos Motoristas de Aplicativos do Espírito Santo (Amapes), de janeiro até agosto de 2019, 19% dos motoristas já foram assaltados e 64% dos crimes foram cometidos pelos próprios passageiros que solicitaram a corrida.

Segundo, Luiz Fernando Muller, presidente da associação, existem aproximadamente 12 mil motoristas cadastrados em aplicativos de transporte de passageiros no ES. Miller ainda destaca que, oficialmente são registrados na polícia, de sete a oito assaltos por semana. Mas, em grupos de mensagens dos motoristas, são relatados de cinco a sete queixas por dia.

Como não existe uma verificação prévia de antecedentes criminais ou até mesmo do CPF, e a maioria dos aplicativos aceitam dinheiro como forma de pagamento, os criminosos criam vários perfis falsos para praticarem os delitos de forma fácil e prática, usando a falha da tecnologia dos apps a seu favor. A maior reclamação dos motoristas é exatamente está, a falta de verificação da identidade do usuário pelas empresas de aplicativos de corrida, criando um ambiente de trabalho inseguro. 

O Deputado Estadual Vandinho Leite, propôs a criação de uma Frente Parlamentar para discutir esse tema. “Todo dia recebo denúncias, notícias de assaltos e outros delitos contra motoristas de aplicativo. O caso é grave e as estatísticas só aumentam. Precisamos endurecer a fiscalização do cadastro do usuário, por isso, sugeri a criação dessa Frente Parlamentar e me tornei presidente da mesma.” Destacou o deputado.

Em reunião da CPI dos Crimes Cibernéticos, realizada nesta terça-feira (20), foi proposto pelo deputado, uma audiência pública, convocando empresas de aplicativos como o Uber, o 99, entre outras, para que possam explicar e encontrar soluções sobre a falta de segurança dos motoristas.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL