CULTURA

Fuerza Bruta estreia espetáculo interativo no Rio a partir desta sexta (06).

Companhia argentina faz temporada na cidade até o dia 19 de fevereiro.

Em 06/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com muita festa. Assim será a temporada do espetáculo argentino Fuerza Bruta, que estreia nesta sexta-feira (6) no Rio. Pela primeira vez na cidade, o show mistura música, luzes, acrobacias e efeitos especiais, além de buscar a participação do público, um conceito que não é muito comum nos espetáculos que estamos acostumados a ver.

Na véspera da estreia, os jornalistas tiveram um "gostinho" do que será a temporada carioca do Fuerza Bruta, que já esteve em 29 países e 56 cidades ao redor do mundo.

Durante cerca de 30 minutos, os bailarinos exibiram suas acrobacias na piscina gigante que sobe e desce no meio do público. É preciso olhar para o alto para acompanhar a performance dos bailarinos na piscina com água.

O espetáculo é apresentado em 360 graus e em determinado momento o público até pode tocar os artistas. Uma das curiosidades do show é a falta de diálogos.

No final, ao som dos tambores do Afroreggae, novidade na apresentação na cidade, dançarinos se misturam aos convidados fazendo performances com papel picado, uma das marcas registradas do grupo.

Fuerza Bruta já foi visto por mais de cinco milhões de pessoas no mundo, mas para o seu criador e diretor artístico, o argentino Diqui James, a oportunidade de estar no Rio de Janeiro é "única".

Ele é um apaixonado pelo carnaval carioca e fala com paixão sobre a participação que teve na comissão de frente da Grande Rio, no ano passado.

" Foi incrível. Para mim sempre foi a realização de um sonho de criança. Ter estado na Marques de Sapucaí foi emocionante. E se me convidarem estou disposto a voltar", revelou.

James disse que o carnaval e a alegria carioca inspiraram a temporada de Fuerza Bruta na cidade. Para ele, tem muita coisa da cidade como o vento, a sensualidade e a água.

" Vamos fazer uma versão mais festiva, muito inspirada na música e nas festas e tem a participação do Afroreggae. Acredito que quem vier ver o show vai pensar que foi um show criado por alguém que vive no Rio."

Ele agora quer realizar outro sonho enquanto estiver com o show na cidade: conhecer o funk carioca. "Não conheço todos os cantores, mas gosto de ouvir Furacão 2000. O funk me parece uma loucura e parece ser uma coisa única",disse

O elenco de Fuerza Bruta no Rio é composto por argentinos e brasileiros. São cerca de 50 pessoas, incluindo os músicos da banda que se apresenta ao vivo. Alguns integrantes já estiveram em apresentações em São Paulo.

O projeto, sucesso no mundo todo, nasceu em 2003 a partir da companhia De La Guarda, que iniciou o trabalho em Buenos Aires, com Dique James também como um dos fundadores. A companhia mantém shows fixos em Buenos Aires. Em Nova York, foi visto por mais de 500 mil pessoas durante nove anos seguidos.

No Rio, a temporada vai até o dia 19 de fevereiro, no Metropolitan, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. O espetaculo é livre e crianças com menos de 12 anos só entram com acompanhante.

Por Káthia Mello, G1 Rio