MEIO AMBIENTE

Fundação convida cidadãos para monitorar a qualidade da água de rios do ES.

O projeto da Fundação SOS Mata Atlântica conta com o patrocínio e a parceria da Ypê.

Em 30/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, a Fundação SOS Mata Atlântica estará no Espírito Santo para apresentar o projeto Observando os Rios. Na ocasião, cidadãos e organizações serão convidadas a participarem dos grupos de monitoramento que, mensalmente, farão a coleta e a análise da qualidade da água da Bacia do Rio Jucu, que percorre os municípios de Vila Velha, Viana, Marechal Floriano e Domingos Martins. O projeto da Fundação SOS Mata Atlântica conta com o patrocínio e a parceria da Ypê e visa envolver a comunidade no cuidado com a água.

Na reunião de apresentação será explicado o funcionamento do projeto e sua metodologia. A coleta e análise da água em rios, córregos e lagos será feita por voluntários que serão capacitados pela SOS Mata Atlântica em um segundo momento, com datas a serem definidas.  Quando os grupos de monitoramento estiverem formados, eles analisarão a água com um kit desenvolvido especialmente para o projeto e os resultados são reunidos em um banco de dados disponibilizado na internet. A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar de grupos já existentes ou ajudar a criar novos grupos para monitorar rios próximos a escolas, igrejas e outros locais com potencial.

 Malu Ribeiro, especialista em recursos hídricos da Fundação, ressalta a importância da participação da sociedade na iniciativa, que permite intensificar e ampliar o trabalho realizado pela ONG no resgate dos rios, córregos e nascentes do país. “A formação de uma rede de cidadãos para monitorar a qualidade da água dos rios brasileiros é um instrumento de engajamento e mobilização por avanços no saneamento”, comenta Malu.  

A Ypê, parceira da SOS Mata Atlântica há oito anos, reforça a importância da ação para as gerações futuras. “Um futuro melhor para a sociedade inclui promover e apoiar iniciativas sustentáveis. Um projeto como esse possibilita ações de conservação, recuperação e gestão participativa da água”, explica Waldir Beira Júnior, presidente executivo da Ypê.

Para participar das palestras nos municípios, é necessário enviar um e-mail para urbano@sosma.org.br, indicando a cidade de interesse.

Dia 1/09 – quinta – das 18h às 21h

VILA VELHA

Local: Prefeitura Municipal

End: Av. Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha,ES 

Referências: ao lado da faculdade Novo Milênio

Dia 2/09 – sexta – das 10h às 13h

VIANA

Local: salão da igreja de São Pedro

End: Avenida Minas Gerais – quadra 14  - Marcílio de Noronha – Viana, ES

Referências: esquina da rua Juiz de Fora, ao lado do Supermercado Dona Irma, próximo à Ponte do Beira Rio.

Dia 2/09 – sexta – das 16h às 19h

MARECHAL FLORIANO
Local: Espaço da Banda Júnior
End: Praça José Henrique Pereira, s/n, Centro – Marechal Floriano, ES
Referência:  em cima da loja A+, ao lado do supermercado JS

Dia 3/09 – sábado – das 10h às 13h

DOMINGOS MARTINS

Local: Instituto Roberto Carlos Kautsky

End:  Rodovia João Ricardo Schorling – km 02, sede, Domingos Martins, ES

Referência: ao lado da Floricultura Real Garden 

Sobre o projeto - O Observando os Rios surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê. Nascia o projeto Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e configura uma ferramenta importante de acompanhamento do projeto de despoluição do rio. Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”.

A metodologia, desenvolvida especialmente para a Fundação por Samuel Murgel Branco e Aristides Almeida Rocha, com a contribuição de muitos especialistas, se vale da percepção e de kits de análise para aferir o Índice de Qualidade da Água (IQA – baseado na resolução Conama 357). O monitoramento utiliza 16 parâmetros físico-químicos e biológicos para a análise, que envolvem itens como a transparência da água, lixo e odor, e classifica a qualidade da água, como péssima, ruim, regular, boa e ótima.  Ferramentas de gestão à distância e bancos de dados permitem que grupos de voluntários espalhados em diversas cidades enviem e compartilhem os dados de qualidade da água em seja em diversos rios e mananciais.

Em nova fase, com o patrocínio da Ypê, o projeto agora tem como objetivo formar 10 grupos de monitoramento da qualidade da água em cada um dos 17 estados que possuem Mata Atlântica.  Atualmente, são 252 grupos de monitoramento que envolvem cerca de 3,6 mil pessoas monitorando 146 rios dos estados de SP, RJ, PB, PE e AL.

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br

Sobre a Ypê

Uma empresa 100% brasileira, a Ypê completou 65 anos em 2015. É nacionalmente reconhecida por investir em sustentabilidade aliada à qualidade e à constante inovação. Desde a sua fundação, em 1950, a empresa promove ações que contribuam com o futuro das pessoas e do planeta e, diariamente, empenha-se em minimizar os impactos de suas atividades ao meio ambiente. Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Possui aproximadamente 4.000 funcionários, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assola, Tixan Ypê e Perfex.

Fonte: fsb