TEMAS GERAIS

Furacão Matthew causa cancelamento e remarcação de voos.

A Latam já informou que 26 voos foram cancelados ou reprogramados.

Em 06/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Devido ao furacão Matthew, que já deixou 108 mortos no Haiti, voos foram cancelados ou reprogramados em direção à Flórida. Os ventos também atingiram a República Dominicana e Cuba, e seguem em direção ao sudeste dos Estados Unidos, onde fica o estado.

A Latam informou que 26 voos foram cancelados ou reprogramados nesta quinta-feira (6). Em nota, a empresa disse que “lamenta qualquer transtorno” e que “flexibilizará suas políticas comerciais para que os passageiros com viagens programadas para os dias 6 e 7 de outubro de ou para os destinos eventualmente afetados possam alterar os seus voos”.

Os voos da empresa cancelados partiam de Lima, São Paulo, Quito, Bogotá, Manaus, Santiago, Buenos Aires. As partidas de Miami também serão remarcadas.

Em Viracopos, em Campinas, os voos 8704 e 8705, que iriam para Fort Lauderdale, em Miami na noite desta quarta (5) e quinta também foram cancelados pela companhia Azul. Já nesta sexta (7), os voos 8706 e 8707, em direção a Orlando, não decolarão.

A companhia Azul afirma que os clientes dos voos estão recebendo toda a assistência, de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil, e poderão ser reacomodados em outros voos da companhia ou solicitar reembolso integral dos bilhetes.

Nos Estados Unidos
De acordo com a EFE, companhias aéreas com operações no aeroporto internacional de Miami cancelaram 50 voos com chegada e 49 de partida previstos para esta quinta.

Furacão Mathew causa destruição no Caribe (Foto: NOAA/Reuters)

Jack Varela, porta-voz do aeroporto, informou à agência que pelo menos 18 companhias se viram obrigadas ao cancelamento. A American Airlines, que opera o maior número de rotas em Miami, também cancelou todos os seus voos com desembarque nos aeroportos de Fort Lauderdale e Palm Beach, os três principais do sul do estado norte-americano.

A companhia explicou que haverá poucos voos de partida nesta quinta e que retomará as operações "normais" nesta sexta-feira.

Já o prefeito de Broward, Marty Kiar, anunciou que o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale/Hollywood fechou a partir das 10h30 de quinta, hora local (11h30 de Brasília).

O Matthew
O município mais afetado do Haiti foi o de Roche-à-Bateau, no sul do país, onde a poderosa tempestade matou 50 pessoas, segundo o deputado do departamento do sul, Ostin Pierre-Louis.

O fenômeno Matthew atingiu o Haiti e Cuba como um furacão de categoria 4, em uma escala de 5, pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Depois, foi rebaixado à categoria 3. Mas ao passar pelo noroeste das Bahamas no trajeto em direção à costa atlântica da Flórida, voltou a subir para a 4.

A tempestade pode atingir diretamente a Flórida ou passar logo ao lado do litoral do estado na noite desta quinta-feira. Os danos podem ser "catastróficos" se o furacão se abater diretamente sobre a Flórida, alertou o governador Rick Scott, exortando cerca de 1,5 milhão de pessoas a obedecerem a ordens de retirada.

Nesta quarta, o presidente americano Barak Obama alertou para a chegada do furacão no país. Os governos da Flórida, Geórgia, e Carolina do Sul emitiram ordem de evacuação aos moradores do litoral. De acordo com o canal Weather Channel, mais de 12 milhões de habitantes dos EUA estão sujeitos a avisos e alertas de furacão.

Fonte: g1-SP