POLÍTICA CAPIXABA

Gandini propõe aquisição de ônibus elétricos para o ES

Indicação foi feita ao Governo visando reduzir a emissão de dióxido de carbono.

Em 16/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Tati Beling

O deputado estadual, Fabrício Gandini (Cidadania), protocolou indicação ao governo do Estado do Espírito Santo para que adquira unidades de ônibus elétricos para as linhas de transporte coletivo de passageiros do sistema Transcol.

 A proposta é as unidades alimentadas com energia renovável sejam adotadas de forma piloto, a exemplo do que ocorreu na cidade de São Paulo. Caso a proposta seja bem sucedida, eles podem ter papel importante na redução da poluição atmosférica. “Esses veículos diminuem a emissão de dióxido de carbono em até 1,8 toneladas ao ano. A longo prazo, isso traria inúmeros benefícios para o meio ambiente e saúde da população”, destaca Gandini.

 Os modelos de ônibus elétricos já adotados em outras localidades do país são alimentados por baterias de fosfato de ferro (LiFePO4) que levam, em média, cinco horas para ser recarregadas e possuem autonomia de 250 km a 300 km, dependendo das condições de operação.

 Em complemento às baterias, o veículo elétrico padrão conta com motores elétricos embutidos nas rodas, além de sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos. Desse modo, o sistema de tração do veículo consegue transformar energia cinética em elétrica para armazená-la nas baterias.

 Os ônibus elétricos são mais silenciosos, econômicos e não poluentes. A redução em cerca de 1,8 toneladas a emissão de C02 por cada unidade representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL