CIDADE

GC de Vila Velha dá curso para agências de segurança e MP

1º Curso de Formação em Inteligência para agências municipais teve início nesta quarta(28).,

Em 28/04/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

A iniciativa é da Guarda Municipal de Vila Velha, por meio da Coordenação de Educação e Formação, e está atendendo a agentes da própria instituição, além de guardas de Vitória, Serra e Viana, da Guarda Portuária, do Exército Brasileiro e Ministério Público do Espírito Santo.

O 1º Curso de Formação em Inteligência para agências municipais teve início na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, campus Vila Velha. A iniciativa é da Guarda Municipal de Vila Velha, por meio da Coordenação de Educação e Formação, e está atendendo a agentes da própria instituição, além de guardas de Vitória, Serra e Viana, da Guarda Portuária, do Exército Brasileiro e Ministério Público do Espírito Santo.

Serão 100 horas de aulas teóricas e práticas, com fundamentos da inteligência, contrainteligência, cultura policial, legislação penal, direitos humanos, segurança na internet, operações e análise criminal, entre outras. Os formados estarão habilitados para trabalharem no setor de inteligência e atuação em conjunto com as diversas agências de inteligência, em nível Municipal, Estadual e Federal.

A abertura contou com a presença do Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ricardo Farias Galassi, do secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, e da subsecretária da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques.

O papel da Abin

Galassi deu uma palestra explicando o papel da Abin na formação dos setores de inteligências e agências em todo o Brasil e apontou para o protagonismo da Guarda Municipal de Vila Velha, que deve ser tomada como exemplo:

“Nós ficamos muito felizes com o convite para participar do curso. Muitas vezes, é preciso um agente provocador que, neste caso, foi assumido pela Guarda de Vila Velha. A GMVV demonstrou um papel de liderança e um exemplo que espero que sirva para outros estados, que seja um exemplo para usar em todo o Brasil”, concluiu.

Já o tenente-coronel Geovanio falou sobre a importância do suporte e da inteligência na tomada de decisão e planejamento da segurança pública.

“As informações permitem que as decisões e a atuação de cada instituição sejam feitas de forma mais assertiva e eficiente. Por isso, entendemos que formar agentes em inteligência elevará o nível dos serviços prestados pela Guarda Municipal de Vila Velha”, pontuou. 

Outros cursos

O coordenador de Ensino e Formação Rusley Medeiros reforçou o trabalho já realizado nos primeiros meses de 2021. Neste período, aconteceram os cursos de formação da Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e para Dignatários (seguranças) e agora esta nova janela de ensino.

“O objetivo é preparar a Guarda para prestar um serviço cada vez mais qualificado ao cidadão de Vila Velha, além de abrir as portas para o intercâmbio com as agências municipais e outras instituições que buscam por este incentivo”, comentou.

O curso será realizado nas etapas de Teoria, no IFES - campus Vila Velha, e Prática, no Centro de Tiros de Vila Velha (CTVV), com disparos e ações envolvendo a atuação com equipamentos letais. A previsão de encerramento do curso é em 10 de junho. Participam três alunos da Guarda de Vitória, três da Guarda da Serra, um da Guarda Portuária, dois da Guarda de Viana, um da Polícia Civil, dois do Exército Brasileiro e dois agentes ligados ao Ministério Público Estadual, além de 29 Guardas Municipais de Vila Velha.(Com informações da Semco/PMVV)

TAGS:
AUXÍLIO | EMERGENCIAL | POLÍTICA | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19