TEMAS GERAIS

Gelo no Pico da Bandeira faz procura pela região aumentar

Turistas podem agendar pernoite para subir o pico e ver o nascer do sol.

Em 07/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O gelo no Pico da Bandeira e as baixas temperaturas na região do Caparaó capixaba estão atraindo cada vez mais turistas. Não há mais vagas nos finais de semana de julho para acampamentos no Parque Nacional do Caparaó. O passeio é para quem gosta de aventura e de contato com a natureza.

Na última terça-feira (4), fotos do guia turístico Sairo Guedes viralizaram nas redes sociais, mostrando o Pico da Bandeira com a vegetação e pedras congeladas, de um jeito como nunca se viu. A temperatura chegou a marcar 14 graus abaixo de zero.

As belas imagens fizeram com que a procura turística pela região aumentasse nos últimos dias. "É a primeira vez que eu presencio imagens tão surpreendentes da montanha completamente congelada, com um frio tão intenso", falou o guia Ivan de Souza.

O parque fica em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto. O chefe do parque, Anderson Nascimento, contou que a procura neste inverno é a maior dos últimos dois anos.

"Quem tem conseguido vir, principalmente aos finais de semana, tem trabalhado muito pra conseguir essas vagas. Tá sendo realmente muito concorrido", falou.

Para se chegar ao topo do pico, primeiro são 9km de carro. Então chega-se a uma parte que só dá para subir a pé. Pelo lado do Espírito Santo, são mais 4,5 km de subida íngreme até chegar ao Pico da Bandeira. Também dá para subir pelo lado mineiro, com acesso pela cidade de Alto Caparaó.

"Quando começa a caminhar, esquenta. Se ficar parado muito tempo, congela. Tem que estar com a mochila preparada, tudo direitinho", falou o guia Ivan.

Para passar a noite no parque e ver o amanhecer do alto do Pico da Bandeira, é preciso agendar. A capacidade é de 255 pessoas por noite e é precisso adquirir ingresso. Todas as informações podem ser encontradas na internet.

Mas quem quiser ir apenas para passear na área, pode ir sem agendamento, pois só o contato com a Mata Atlântica já proporciona uma experiência impressionante. O parque fica aberto das 7h às 18h, de segunda-feira a domingo.

(Foto: Sairo Guedes/Facebook)