TEMAS GERAIS

Georges Prêtre, maestro francês, morre aos 92 anos.

Prêtre morreu em Navès, no sudoeste da França, onde morava no castelo de Vaudricourt.

Em 05/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Morreu nesta quarta-feira (4), aos 92 anos, o maestro francês Georges Prêtre, que dirigiu a Orquestra Sinfônica de Viena. "A Sociedade Filarmônica de Viena está em luto pelo falecimento de seu membro honorário Georges Prêtre", informou o site da instituição, que inclui a própria sinfônica da cidade austríaca.

Prêtre morreu em Navès, no sudoeste da França, onde morava no castelo de Vaudricourt. Lá o maestro participava com frequência de eventos culturais.

Nascido no norte da França em 24 de agosto de 1924, o artista entrou aos 15 anos para o Conservatório de Paris. Boa parte de sua carreira foi construída no exterior, sobretudo, em Viena, onde foi o "primeiro diretor convidado", de 1986 a 1991, da Orquestra Sinfônica.

Ele conduziu em duas ocasiões, em 2008 e em 2010, o prestigioso concerto de Ano Novo na Filarmônica de Viena.

Também dirigiu as maiores orquestras do mundo: Chicago, Metropolitan Opera de Nova York, Scala de Milão e Orquestra Filarmônica Real de Londres.

Em 2013, Prête conduziu a Filarmônica de Viena no Teatro do Champs-Élysées, em Paris, em um repertório que incluiu Ravel, Beethoven e Strauss.

Por France Presse