CIDADE

Gerência de Calçada vai aprimorar acessibilidade em Vitória

Projeto traz qualidade de vida à cidade com a melhoria dos acessos para os pedestres.

Em 07/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

André Sobral

O setor de Calçada Cidadã, que funciona na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), virou gerência. A mudança já foi publicada no Diário Oficial.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

A Gerência de Calçada foi inserida na Subsecretaria de Controles Urbanos. Cabe ao novo setor elaborar legislações pertinentes ao tema, planejar e monitorar as obras na cidade, acompanhar a implantação de calçadas nos prédios municipais, entre outras atribuições.

"Esse trabalho de conscientização dos moradores para a implantação de calçadas cidadãs é muito importante para garantirmos uma cidade com mobilidade ativa e segura. É surpreendente como os resultados melhoram a qualidade urbana dos pedestres", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Destaque

"Estamos vendo os frutos de nossa dedicação contínua a esse projeto que traz qualidade de vida à nossa cidade com a melhoria dos acessos para os pedestres. Um trabalho de enorme desafio, considerando que é responsabilidade do proprietário a execução da calçada e que Vitória, com seus relevos, tem sua urbanização consolidada. Desafio aceito, avançamos com capacitações técnicas para profissionais e estudantes da área de construção e membros de entidades de classes, agendamento on-line, talonário de autos eletrônico, convênio com as universidades para estágios, estruturação de novo espaço para o setor e instalação de novos computadores", disse o gerente de Calçada, Peterson Pimentel.

De acordo com ele, o trabalho exitoso tornou-se “referência como a primeira prefeitura do Brasil que presta consultoria técnica para execução de calçadas acessíveis e fornece projeto básico para os munícipes”.

LEIA TAMBÉM:

Quase metade das US registra menos faltas a consultas do que meta de todo ano

No mês de maio, as unidades de saúde de Vitória registraram uma média de 17,16% de faltas às consultas médicas agendadas. O número está abaixo da meta estipulada para 2019: 18%. Em 2018, a média era de, aproximadamente, 20%.

Das 29 US, 13 ficaram abaixo do índice: Jabour, Maria Ortiz, Jardim Camburi, Ilha de Santa Maria, Jardim da Penha, do Quadro, Praia do Suá, Maruípe, da Penha, Grande Vitória, Bonfim, Santa Luiza e Santo André.Em maio de 2019, graças ao Confirma Vitória, 6.293 consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes.

Jabour

A US que teve menor percentual de faltas no mês passado foi a de Jabour, que registrou 10,36% de faltas entre as consultas agendadas e confirmadas.

A diretora da US, Adriana Santos Ferras, acredita que esses resultados são fruto do empenho da equipe em sensibilizar os usuários sobre a importância de não perder a consulta.

"Nossos servidores se empenharam em conscientizar a comunidade, que se tornou consciente quanto à importância de confirmar a consulta ou de até mesmo desmarcar, gerando assim oportunidade para outros se consultarem. Fico muito feliz com essa conquista", afirma.

Confirma Vitória

Após a marcação da consulta, o usuário recebe um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).

As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes.

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

Neste ano, os índices de faltas nas 29 unidades de saúde foram:

  • abril, de 18,42%

  • março, de 18%

  • fevereiro, de 19,40%

  • janeiro, de 17,26%.