CIDADE

Gestantes têm acompanhamento integral em Vila Velha

Para promover os cuidados necessários durante a gravidez e evitar complicações .

Em 11/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Para promover os cuidados necessários durante a gravidez e evitar complicações durante e após a gestação, o Departamento de Programas Especiais (DPE) da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) assegura os direitos das gestantes com acolhimento e acompanhamento clínico e ambulatorial.

São garantias que cobrem desde a atenção gestacional e o cuidado hospitalar básico à realização de testes de sífilis e HIV.

Confira os serviços - todos gratuitos:

- Teste de gravidez, disponível em todas as unidades de saúde, com exame de sangue, teste rápido e adesão ao pré-natal;

- Acompanhamento especializado durante a gravidez com exames, consultas e orientações. São sugeridas consultas mensais até a 28ª semana, quinzenais da 28ª semana à 36ª; e semanais da 36ª semana até o parto.

- A gestante deve ser informada com antecedência pela equipe de pré-natal sobre a maternidade onde será realizado o parto.

- Além disso, a mulher também pode visitar a maternidade após 30 semanas de gestação. O agendamento da visita em Vila Velha pode ser feito pelo número (27) 3388-4168;

- Durante o parto e o pós-parto, a mulher tem direito a escolher um acompanhante.

- A mãe portadora de vírus HIV ou HTLV não deve amamentar o recém-nascido. Portanto, tem o direito de receber leite em pó distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até a criança completar seis meses.

- A gestante tem prioridade de atendimento, podendo aguardar sentada a consulta com água e banheiro à disposição.

- Como qualquer outro paciente, deve ser tratada com respeito e dignidade, sem discriminação de cor, raça, orientação sexual, religião, idade ou condição social.

LEIA TAMBÉM

Vila Velha aprova o maior número de alunos para PROEJA/IFES-2019

Vila Velha “passou com louvor” no PROEJA/IFES-2019. O município teve o maior número de aprovados na Grande Vitória — e consequentemente no Espírito Santo — no processo seletivo: 62 alunos da Rede Municipal foram qualificados a se matricular em quatro cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

“Obtivemos índices espetaculares no primeiro semestre de 2019. Aliás, desde 2017 estamos progredindo na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, afirma o subsecretário municipal pedagógico de Educação, Maurício Luiz Gorza.  

As matrículas no Ifes poderão ser feitas na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), na Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA) do instituto, localizado na Avenida Vitória, n 1729, em Jucutuquara, Vitória, de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas. A lista com os documentos necessários pode ser conferida AQUI.

“Sessenta por cento de nossos alunos inscritos (103) foram aprovados no exame. Desde o primeiro semestre de 2017, ou seja, em dois anos e meio, a atual gestão trabalhou na aprovação de 252 aprovados no PROEJA/IFES. Entre 2014 e 2016, em um período de três anos, portanto, foram 170 aprovados no processo seletivo”, declarou o coordenador municipal da EJA, Emerson Giostri.

Lista

Os alunos da EJA Vila Velha foram aprovados nos cursos de: Hospedagem (21); Técnico em Metalurgia (13); Técnico em Segurança do Trabalho (10); e Técnico em Guia de Turismo (18). Para o curso de Hospedagem, o município obteve um índice de 84% de aprovação (dos 25 alunos inscritos, 21 foram qualificados).

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL