CIDADE

Gestão do Sítio Histórico da Prainha realizou primeira reunião

Reunião foi realizada na sexta-feira (15), na Academia de Letras de Vila Velha.

Em 19/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão

Para promover o turismo histórico e religioso e a economia criativa do município, a Prefeitura de Vila Velha instituiu a Comissão de Gestão do Sítio Histórico da Prainha. A primeira reunião foi realizada na sexta-feira (15), na Academia de Letras de Vila Velha, localizada no bairro.

“Esse foi o primeiro encontro do Conselho Gestor do Sítio Histórico da Prainha, que é na verdade um local importante não apenas para o município, mas para todo o Espírito Santo. Nos reunimos nesse conselho paritário com representantes da sociedade civil e da Prefeitura de Vila Velha para coordenarmos ações de preservação, manutenção e promoção do turismo histórico”, afirmou o secretário municipal de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro.

Estão dentre as ações prioritárias voltadas para o Sítio Histórico da Prainha: a gestão de políticas públicas para a área; a organização de seminários sobre a região; a revitalização do local; a interação com a sociedade civil organizada (empreendedores, empresas, moradores locais e lideranças diversas); e a criação, com outros municípios, da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo.

"A partir de agora temos um espaço dentro da administração municipal para determinarmos nossa atuação, apresentarmos ideias e projetos, além de apresentarmos respostas à sociedade”, declarou o coordenador municipal de Economia Criativa, Eliomar Mazoco.

OPORTUNIDADE de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Os principais temas abordados no encontro foram: a ocupação indevida em frente a gruta do Frei Pedro Palácios; o plano executivo de reforma do Museu Homero Massena e da Casa da Memória; e a ideia inicial de um projeto de selo turístico para valorizar a cultura local.

“É um trabalho importante, uma ação de longo prazo. Estamos valorizando nossa história”, avaliou o artista plástico Celso Adolfo.

Participam do conselho integrantes do poder público municipal, empresários, comerciantes, artistas, lideranças comunitárias da Prainha e integrantes da sociedade civil organizada.