ECONOMIA CAPIXABA

Governador Paulo Hartung anseia novo ciclo do café no Estado.

O lançamento reuniu produtores de café, apreciadores, especialistas, segmento e consumidores.

Em 29/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nesta quinta-feira (28), o governador Paulo Hartung destacou que o Estado reúne elementos suficientes para iniciar um novo ciclo de desenvolvimento do café em terras capixabas. Para o governador, as novas técnicas e tecnologias disponibilizadas permitem avanços no processo produtivo e de comercialização, além de agregar valor ao café produzido no Estado. O anúncio do governador aconteceu durante o Lançamento do Manual de Métodos de Preparo de Cafés, realizado na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em Vitória.

O lançamento reuniu produtores de café, apreciadores, especialistas, profissionais do segmento e consumidores. O manual disponibiliza diversas informações técnicas, receitas e métodos de preparo do café em diferentes países. O conteúdo foi elaborado pela barista Paula Dulgheroff, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), e disponibiliza informações sobre diversos métodos de preparo do café em diferentes culturas e regiões do país.

"Qualidade é uma meta que precisamos buscar permanentemente. Sempre podemos evoluir mais. Precisamos e estamos colocando essa meta no Espírito Santo em todas as áreas, em especial no setor cafeeiro. Espero que com este novo manual seja possível produzir uma nova onda e ciclo de desenvolvimento que impacte positivamente  no processo de industrialização e comercialização do café capixaba", disse o governador Paulo Hartung.

Hartung disse ainda que, apesar da queda na  participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, o setor agrícola tem uma importância estratégica. "É verdade que atualmente essa realidade mudou, mas a importância social permanece. Devemos homenagear os agricultores do Espírito Santo e do país pela importância que eles têm", disse o governador aproveitando a data em que é comemorado o Dia do Agricultor.

O Manual de Métodos de Preparo de Cafés tem como objetivo gourmetizar o produto e ensinar aos segmentos que têm o café em seu cardápio maneiras de prepará-lo e servi-lo, agradando diferentes gostos. O Manual é gratuito e está disponível no site do Sebrae ES.

A ferramenta é indispensável para profissionais e para todos que desejam consumir um produto de qualidade. “O manual é um facilitador na produção, pois oferece receitas e muita informação. Em todos os métodos e preparos descritos enfatizamos o café especial. Por meio das experiências sensoriais, o degustador perceberá a diferença do trato do produto”, explica a barista Paula Dulgheroff.

Secom ES