TEMAS GERAIS

Governador Valadares ganhará aeroporto regional.

As obras compreendem construção de novo terminal de passageiros.

Em 26/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O aeródromo do município de Governador Valadares (MG) será submetido a ampliação, reforma e modernização para atender a população local. Trata-se de uma das 33 localidades mineiras a serem contempladas pelo Programa de Aviação Regional no Estado de Minas Gerais.  

As obras compreendem construção de novo terminal de passageiros (quatro vezes maior que o atual); de novo pátio de aeronaves (agora com seis posições); de nova seção contra incêndio; além de equipamentos de navegação aérea para operação de voos noturnos; e de reforço na pista de pouso e decolagem para operação de aeronaves maiores.

O aeroporto de Governador Valadares atingiu processo de licenciamento ambiental. A próxima fase é a de anteprojeto, anterior apenas à licitação e ao início das obras. O objetivo da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional com operação adequada à aviação comercial, bem como aumentar sua capacidade de operação.

"O projeto de investimentos pelo Programa de Aviação Regional no aeroporto, além de ampliar e modernizar a infraestrutura aeroportuária, vai promover o desenvolvimento social e econômico da região. O regional terá ainda mais força e autonomia de crescimento tanto da cultura local quanto do comércio e indústria", ressalta o secretário de Aeroportos, Leonardo Cruz. 

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, e o secretário de Serviços Urbanos, Marco Bertoncini, foram recebidos por Cruz, em Brasília, nesta terça-feira (23). Pela SAC-PR, também participaram da reunião o diretor de Gestão do Departamento de Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (DPROFAA), Eduardo Bernardi, e o coordenador-geral de Planejamento, Marcio Maffilli.

Caldas Novas

O aeródromo de Caldas Novas (GO), também incluído no Programa de Aviação Regional, está na fase de anteprojeto, em processo de licenciamento ambiental. Em reunião, também realizada na sede da SAC-PR, na terça-feira (23), representantes da concessionária que administra o aeroporto (a Socicam) discutiram os investimentos previstos para o aeroporto e as próximas etapas do projeto.

"A ideia agora é trabalhar na emissão da licença ambiental do aeródromo por meio da Resolução 470/2015, iniciativa da Secretaria, aprovada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que promove celeridade no processo dos licenciamentos, com redução do prazo de um a dois anos para até seis meses", afirma o coordenador-geral Marcio Maffili.

Fonte: SAC/PR