CIDADE

Governo avalia retomada de irrigação em propriedades do ES.

Aumento da vazão dos rios mudou o cenário da seca no estado.

Em 17/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com o alto volume de chuvas e aumento da vazão dos rios,  o governo do Espírito Santo avaliar a retomada da irrigação nas propriedades rurais durante o período noturno em todo o estado. O rumo do cenário foi discutido nesta quarta-feira (16) durante uma reunião do Conselho Hídrico.

Por causa da crise hídrica, a irrigação  está proibida das 6h às 18h em todo o Espírito Santo. Nas localidades em racionamento, a proibição se estende também para o período noturno. Algumas cidades já completam quase um ano nesta situação.

Nas últimas semanas, o aumento de chuvas mudou o cenário de seca do Espírito Santo. Por causa disso, o Comitê Hídrico decidiu avaliar a situação de irrigação no estado, conforme explicou o secretário de Agricultura, Octaciano Neto.

“Estamos em um cenário completamente diferente do vivido nos últimos três meses, com os rios voltando ao volume normal e fazendo até o sentido oposto, como em cidades como João Neiva, onde o rio invadiu as ruas. O cenário é de retorno, pode ser que não seja agora, mas haverá liberação da irrigação”, disse.

O secretário mencionou três propostas analisadas pelo Comitê: manutenção da atual situação, suspensão parcial da proibição de irrigação ou suspensão total. Para ele, o cenário é de retorno da   irrigação, mas ainda é cedo para permitir que seja realizada em todos os momentos do dia.

“Não sabemos se o nível dos rios continuará aumentando e se vai normalizar. Ainda é cedo para uma suspensão total, pois não sabemos como será a previsão de chuvas nas bacias. É preciso esperar um pouco mais para tomar uma decisão como esta”, declarou Octaciano Neto.

Racionamento
Quatro municípios do interior que são abastecidos pela Cesan saíram do racionamento nesta semana. Antes disso, 10 mananciais em 20 localidades já haviam sido recuperados, fazendo com que o racionamento também fosse suspenso.

O nível do Rio Santa Maria, que estava extremamente crítico há alguns dias, também voltou a subir, mas os municípios abastecidos por ele continuam em racionamento. Outros cinco locais no interior também permanecem na mesma situação.

Racionamento interrompido
No interior
Apiacá, Mantenópolis, Paulista (Distrito de Barra de São Francisco) e São Gabriel da Palha

Grande Vitória
Vila Velha, Baía de Vitória, Viana e bairros de Cariacica.

Em racionamento
No interior
Conceição da Barra, Itabaiana (Distrito de Mucurici), Itamira (Distrito de Ponto Belo), São Roque do Canaã, Vila Pavão

Grande Vitória
Serra, Vitória (parte continental), parte de Fundão e bairros de Cariacica.

Previsão de chuva de granizo até domingo
A chuva deve continuar volumosa pelo menos até o fim de semana no Espírito Santo. De acordo com a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), há possibilidade de chuva de granizo fora da Grande Vitória e do litoral.

Segundo o Instituto, a previsão é de pancadas de chuva moderada, com aumento do volume a partir de amanhã. No fim de semana, a chuva deve se intensificar, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas, o que pode gerar danos em todo o estado.

No Norte, os municípios mais atingidos pela chuva foram Aracruz e João Neiva. Em Aracruz, choveu bem mais do que 100 milímetros em um período de duas horas. A previsão era de, no máximo, 47 milímetros.

Em alguns bairros houve deslizamentos de terras e algumas casas foram atingidas, mas não há registro de desabrigados ou desalojados.

Já em João Neiva, uma forte enxurrada invadiu casas e os moradores tiveram que correr para salvar móveis e eletrodomésticos. Um barranco desmoronou no bairro Vila Nova de Baixo.

Fonte: g1-ES