TEMAS GERAIS

Governo de SP publica edital para privatizar Ginásio do Ibirapuera

Governador quer transformar estádio em arena para 20 mil pessoas.

Em 25/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após a Prefeitura de São Paulo iniciar o processo de concessão de vários equipamentos públicos, como o estádio do Pacaembu, foi a vez do governo de São Paulo anunciar um chamamento para ouvir interessados em assumir o complexo desportivo do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. A ideia é modernizar o complexo, que inclui ginásio e o estádio de futebol, que poderá virar uma arena multiuso para 20 mil pessoas, segundo previsão do governo de São Paulo.

O edital de chamamento público foi publicado nesta terça-feira (25). Na segunda (24), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que a ideia é capacitar o espaço para receber mais eventos internacionais. Atualmente o estádio Ícaro de Castro Mello tem capacidade para 13,4 mil pessoas e não recebe partidas de futebol de expressão. Apenas o ginásio é usado eventualmente para competições de destaque, como a Liga Mundial de Volêi.

“Ampliá-lo para São Paulo poder sediar torneios internacionais na área esportiva, os melhores torneios do mundo e trazer para cá”, disse Alckmin. O governador destacou ainda o fato de o setor privado poder mais agilidade e eficiência à gestão do complexo.

O local já foi palco de eventos esportivos internacionais, como o Pan-Americano de 1963, e a Copa do Mundo de Ginástica Artística de 2015. A expectativa de Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude é que a iniciativa privada invista R$ 230 milhões nos 110 mil metros quadrados do local. Entre as mudanças previstas estão instalação de ar condicionado, novos sanitários e sistema elétrico.

Os interessados terão um prazo de 10 dias úteis, conforme o edital, para solicitar autorização para elaborar os estudos. Os que forem autorizados terão 90 dias para entregar estudos com sugestões técnicas e financeiras visando à gestão do espaço. As sugestões serão então analisadas por um grupo de trabalho e depois será elaborado o edital de licitação para escolha do futuro concessionário, que deverá ser publicado no primeiro semestre de 2018.

As informações estão na página de parcerias do governo estadual.

(Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)