ECONOMIA INTERNACIONAL

Governo português adota orçamento de 2016 sem esperar aval de Bruxelas.

O projeto de lei das finanças "foi aprovado" em um conselho de ministros, informou a AFP.

Em 04/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governo socialista português adotou nesta quinta-feira (4) seu projeto de orçamento de 2016 sem esperar o aval da Comissão Europeia, que dará na sexta-feira seu veredicto após ter exigido de Lisboa novas medidas de austeridade.

O projeto de lei das finanças "foi aprovado" em um conselho de ministros, informou à AFP um porta-voz do governo, sem dar maiores detalhes. As medidas serão publicadas na sexta-feira, antes de submeter o texto ao Parlamento.

Lisboa tinha entregue um primeiro projeto em 22 de janeiro, mas teve que revisá-lo para evitar importantes desvios com relação às normas da União Europeia (UE).

"Ainda temos trabalho pela frente", afirmou na manhã desta quinta-feira o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, destacando que as emendas realizadas no primeiro projeto seguiam "no bom sentido".

O governo revisou para baixo, de 2,6% a 2,4% do PIB, seu objetivo de déficit público em 2016, disse à AFP uma fonte governamental.

O novo governo, resultante de uma aliança dos socialistas com partidos da esquerda radical, previa há duas semanas um crescimento do PIB de 2,1%, considerado otimista demais por Bruxelas, antes de reduzi-la a 1,9%.

tsc-ode/bh/pb/js/dmc/mvv/AFP