ECONOMIA NACIONAL

Governo reduzir prazo para pagamento de construtoras de obras do FAR.

Anúncio foi feito na Fiesp pela secretária nacional de Habitação, Henriqueta Arantes.

Em 06/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governo federal vai reduzir o prazo para o pagamento das construtoras com obras no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) já em dezembro de 2016. O anúncio foi feito, após almoço na Fiesp, nesta segunda-feira (05/12), pela secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Henriqueta Arantes. Ela participou, também na federação, pela manhã, de painel do 12º ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção.

De acordo com Henriqueta, as obras do FAR estão sendo pagas em dia, mas na seguinte condição: após 30 dias de a medição ser aceita pela Caixa Econômica Federal no caso das pequenas construtoras, após 45 dias para as médias e 60 dias para as grandes.

“O ministro Bruno Araújo (das Cidades) anunciou que autorizava a redução desses prazos para 10, 20 e 30 dias, respectivamente, a partir de janeiro de 2017”, disse a secretária. “Mas foi pleiteado que essa antecipação fosse feita ainda em dezembro de 2016 e ele concordou”.

Para Henriqueta, será um respiro para as construtoras, que têm mais despesas em dezembro, como o pagamento do 13º salário dos funcionários.

“O governo quer que as empresas se sintam seguras”, disse ela. “Reduzir a defasagem entre obra, medição e acerto do pagamento”, explicou. “O apoio é para todas as empresas, especialmente para as pequenas, um estímulo para que todas retomem as suas atividades”.

Expectativa alta

Afirmando ter sempre “uma expectativa alta” quando o assunto é ConstruBusiness, Henriqueta disse que essa edição do evento foi acima da média. “Conseguimos reunir em um ambiente de alta credibilidade os empresários e os governos debatendo com objetividade temas que são importantíssimos para o Brasil”, afirmou. “E assim tivemos um compartilhamento em experiências em prol do país, não vi ninguém debatendo interesses pessoais”.

Fonte: FIESP