CIDADE

Grande parte da pavimentação de Vitória será reconstruída

O trabalho teve início no sábado (23) e está sendo intensificado a partir de hoje.

Em 25/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Diego Alves - Secom/PMV

Equipes da Central de Serviços da Prefeitura de Vitória já intensificaram, na manhã desta segunda-feira (25), a reconstrução e a recuperação asfáltica das principais vias da cidade que sofreram as consequências das fortes e prolongadas chuvas que caíram na capital nos últimos dias.

O trabalho teve início no sábado (23) e está sendo intensificado a partir de hoje, a fim de recuperar as ruas e avenidas o mais rápido possível, segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"A primeira coisa a fazer é pedir à população para ter muito cuidado durante o uso de avenidas e ruas da cidade. Geralmente, depois de chuvas muito fortes em um período muito curto de tempo, nós temos uma certa destruição do pavimento, do asfalto, que é recuperado com a operação tapa-buracos rapidamente. Desta vez, o asfalto da cidade de Vitória, que é muito antigo – ele tem 20, 30, 40 anos em determinadas situações –, recebeu um impacto muito forte, principalmente na faixa da direita, onde os ônibus passam, junto com a infiltração de água por vários dias, fazendo uma destruição muito grande e, em alguns casos, chegando na terra embaixo de toda a estrutura de asfalto, de brita e de compactação", disse Luciano.

E completou: "Isso abriu alguns buracos fundos, perigosos. Nós estamos trabalhando muito e eu decretei estado de emergência na sexta-feira (22) devido à quantidade de estrago na cidade e na sua infraestrutura. Nós não tivemos vítimas, graças a Deus, mas a destruição foi muito grande. E o asfalto foi muito atingido e precisa ser recuperado com uma atenção muito grande também e numa operação muito maior do que o tapa-buracos tradicional", explicou o prefeito.

O secretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes, informou que o serviço será feito em toda a cidade, porém, neste primeiro momento, acontecerá nas principais avenidas e corredores viários.

“Nossa programação hoje será de uma equipe fazendo o trecho que vai do posto em frente à Ponte Seca, passando sob a Segunda Ponte e retornando no sentido avenida Beira-Mar. Outra equipe fará o trecho da avenida Américo Buaiz (sentido Praia do Canto). Daremos prioridade às principais vias neste primeiro momento e depois as ruas e avenidas menores”, disse o secretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes.

Colaboração

A Prefeitura pede ainda a colaboração dos munícipes para que, caso identifiquem buracos nas vias da capital, entrem em contato através do telefone 156, informando local e ponto de referência, para que a equipe vá ao local fazer os reparos necessários.

LEIA TAMBÉM

Oficina de empreendedorismo aborda gestão de pequenos negócios em Santa Martha

Para quem já tem ou deseja começar um pequeno negócio, a Inclusão Produtiva (IP) vai promover a oficina de Empreendedorismo, nos dias 26 e 27, para moradores do território de Santa Martha.

Serão dois dias de palestras, trocas de experiências e dinâmicas em grupo que visam apresentar às famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alaídes dos Anjos o mundo do trabalho e alternativas de geração de renda, além de técnicas de planejamento e organização.

As oficinas serão realizadas das 14 às 16 horas, no próprio Cras, e a expectativa é reunir cerca de 30 famílias. Técnicos da Inclusão Produtiva e do Cras conduzem os encontros, nos quais são abordados temas relacionados a mercado de trabalho, planejamento financeiro e características empreendedoras.

"Os diálogos auxiliam os participantes a identificar a essência do negócio que eles desenvolvem ou têm vontade de desenvolver, contribuindo para o alcance de metas pessoais e profissionais", diz a assessora técnica da IP, Marcia Cristina de Oliveira.

A mobilização das famílias é realizada pelas equipes do Cras. Integram o território os bairros Andorinhas, Joana D’ Arc, Mangue Seco e Santa Martha.

Serviço
Oficina de Empreendedorismo

Dias 26 e 27, das 14 às 16 horas
No Cras Alaídes dos Anjos (território Santa Martha), Avenida Leitão da Silva, 3.375, em Andorinhas