TEMAS GERAIS

Greve dos bancários chega a 4ª semana e afeta 356 agências no ES.

Bancários rejeitaram nova proposta em negociação ontem em São Paulo

Em 30/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A greve dos bancários chegou ao 24º dia e registrou o maior número de agências fechadas em todo o Esppírito Santo desde o início da paralisação. O sindbancários informou que são 356 agências paralisadas no estado nesta quarta-feira (28).

A paralisação começou no dia 6 de setembro e não tem previsão para acabar, enquanto a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não entra em acordo com os sindicatos bancários.

Uma reunião de negociação realizada em São Paulo nesta quarta-feira entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Fenaban terminou sem acordo. Os bancários decidiram manter a greve.

A greve dos bancários chegou ao 24º dia com 13.420 agências e 33 centros administrativos com atividades paralisadas nacionalmente.

Reivindicações
Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial - no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho) -, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Problemas
Os clientes reclamam que enfrentam a falta de envelope e dificuldades para pagar faturas. Algumas pessoas estão com problemas para sacar dinheiro e, consequentemente, acumulam dívidas.

“Se a conta estiver negativada e a gente quiser depositar, não tem como. Só indo na lotérica”, falou a aposentada Sônia Santos.

Para quem não sabe usar as máquinas também não há informações ou auxílio. “Eu nunca fiz um depósito no caixa eletrônico, aí eu fui fazer e não consegui, porque lá não tem ninguém para dar orientação, só o vigilante. Ele falou que tem que deixar para depois, porque agora está difícil”, disse o motorista de ônibus Sebastião da Silva.

Fonte: g1-ES