CIDADE

Grupo de servidores e Vila Velha vai disputar maratona

Competição será a Maratona do Rio de Janeiro, realizada no próximo domingo (22).

Em 19/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação - Semcom/PMVV

Mesmo sendo um esporte praticado individualmente, a paixão pela corrida pode ser compartilhada em grupo. Um exemplo são os 15 servidores da Prefeitura de Vila Velha (PMVV) que aderiram à modalidade como estilo de vida. Inclusive, em maio deste ano, alguns disputaram a 3ª Corrida Histórica da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames) e a próxima competição desta turma será a Maratona do Rio de Janeiro, que será realizada no próximo domingo (22).

Entre os servidores está o Paulo Horta Moura, de 63 anos, funcionário da secretaria do Desenvolvimento Econômico (Semdec). Ele corre desde 1975 e é maratonista com a quilometragem de 42.195 km há mais de 30 anos.

“Queria fazer alguma atividade física para melhorar a saúde e conheci a corrida na escola. Quando comecei a correr foi de 1.500 km. Depois passei para 3.000 km e, em seguida, a 10 km até me tornar maratonista”, explicou. Paulo, inclusive, já correu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo.

“Corro a Meia Maratona Internacional do Rio desde 1986, onde me identifiquei por causa da resistência física. Além disso, participo de outras provas como a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte; Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, inclusive já fiquei entre os 100 primeiros colocados na prova em Sampa. No Espírito Santo, a prova em que mais me identifico é a Corrida Dez Milhas Garoto, pois obtenho bons resultados”, disse o servidor da Semdec, Paulo Horta Moura.  

Quem também compõe o grupo de corredores de rua é o Pedro de Souza, porteiro da Prefeitura. Treinando a mais de 20 anos, ele escolheu a maratona como estilo de vida. “Depois que minha mãe faleceu, o esporte mudou a minha vida. Gostei tanto de treinar que já participei das corridas mais importantes do Brasil e já estive entre os 10 melhores atletas do Espírito Santo, como atleta de ponta. Espero voltar a minha forma, após lesões no corpo”, revelou Pedro.

Não é novidade para ninguém que a prática esportiva gera uma melhor qualidade de vida, melhora a saúde e proporciona um bem estar. Mas, ela também pode ser uma terapia, como considera a arquiteta Jaqueline Pugnal, funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu). “Estava precisando melhorar a minha saúde e escolhi a corrida por achar um esporte completo, melhora a respiração e o físico. Hoje não vivo sem a corrida”, contou.

Já o Robson Mendes, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já treina forte para competir na corrida Dez Milhas Garoto, que será realizada no dia 28 de setembro. Quer se superar. “Corro a quatro anos e treino duas vezes na semana na Rodovia Leste-Oeste por 13 km. Quero baixar o tempo pelo menos em quatro minutos, pois, no ano passado, tive um tempo de 1 hora e 18 minutos nesta mesma prova”, relatou.

O grupo se reúne tanto para treinar quanto para competir, geralmente na orla da cidade e reúne servidores de todas as idades e setores. Também fazem parte os servidores Wanderson Pires (Semad); Myrthes Moreira (Semel); Dayana Tejo (Semfi); Marcelo Zouain (Semfi); Paulo Giovani (Semad); Rodrigo Nascimento (PGM); entre outros.

LEIA TAMBÉM

Mais segurança para empréstimos consignados em folha

Para trazer ainda mais segurança e transparência aos processos administrativos como transações de empréstimos consignados em folha de pagamento, a Prefeitura de Vila Velha vai lançar, no próximo dia 1º, o sistema de “Código de Autorização do servidor”.

Foto: Divulgaçao - Semcom/PMVV

Ele será necessário para validar e averbar todas as consignações. O código pode ser elaborado por meio do portal da PMVV. O secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero, reforça que o modelo já é usado pelo Governo Federal.

“Esse código é um ajuste de procedimento e contribui para o melhor controle e comodidade na utilização do consignado. É uma prática adotado pelo Governo Federal de tal modo que o servidor, com tranquilidade, gera um código que tem validade de sete dias e pode ir em sua agência bancária e associação de representação”, explicou.

A subsecretária de Recursos Humanos, Neide Aparecida Felix Moreira, reforçou o intuito do novo sistema: “A ação objetiva o aprimoramento de Gestão de pessoal, por meio de maior controle e segurança para o servidor e as consignatárias”.

Vale ressaltar que o código é valido para uma única consignação, podendo o servidor gerar até cinco códigos de uma vez. A validade de cada um deles é de sete dias corridos e se não usado será cancelado.  A ação é uma ação da Secretaria de Administração em parceria com a Zetra, gestora do Sistema Digital de Consignação, o E-Consig.

Saiba como cadastrar o código

Para gerar e cadastrar o código, o servidor deverá acessar o portal PMVV, acessar a aba “Serviço ao Servidor” e clicar em “Empréstimo Consignados”. Selecione o órgão e depois digite a matrícula funcional. No campo senha, o servidor deverá inserir CPF sem pontos e sem hífen, conforme imagem abaixo.