TEMAS GERAIS

Grupo faz ato contra governo Temer e fecha avenidas em Vitória/ES.

Manifestantes caminharam com faixas pelas principais avenidas da capital.

Em 24/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um grupo de pessoas participou de um ato contra o governo Temer em Vitória, na noite desta segunda-feira (23). A manifestação começou por volta de 19h20 na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e terminou por volta das 21h45.

O grupo caminhou com faixas e cartazes pela avenida Fernando Ferrari, Nossa Senhora da, Praça do Cauê e terminou na do edifício Arábica, sede do PMDB, em Vitória, próximo ao Tribunal de Justiça.

A Guarda Municipal de Trânsito de Vitória informou, que no começo do ato, os manifestantes ocuparam duas das três faixas da avenida Fernando Ferrari, no sentido Centro de Vitória.

Apenas a faixa da direita foi liberada para os veículos. Por volta de 19h30, eles estavam atravessando a Ponte da Passagem e por volta de 20h40 chegaram à Praça do Cauê.

A Polícia Militar e a Guarda de Trânsito acompanharam a manifestação.

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que cerca de 100 pessoas participaram do ato.

Os manifestantes informaram ao G1 que o protesto não teve liderança e também avaliaram ter 100 pessoas.

Trânsito
A orientação da Guarda Municipal era acessar a avenida Adalberto Simão Nader ou seguir por dentro do bairro Jardim da Penha para ter acesso a avenida Dante Micheline.

O protesto foi organizado em decorrência dos diálogos entre o Ministro do Planejamento Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

A concentração começou às 18h em frente ao Teatro Universitário na Universidade Federal do Espírito Santo, onde confeccionaram cartazes e faixas.

Sob chuva, aproximadamente, às 19h, os manifestantes ocuparam as todas as faixas da Av. Fernando Ferrari e seguiram em sentido ao Centro da Capital com gritos de 'Temer Golpista'.

A intenção do grupo era seguir até a sede do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), partido de Michel Temer, presidente em exercício, no Espírito Santo que fica na Enseada do Suá, na capital.

O ato não teve organização central. Participaram do protesto militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), União dos Estudantes (UNE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União da Juventude Socialista (UJS), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido dos Trabalhadores (PT).

PMDB
O deputado federal Lelo Coimbra e presidente do PMDB no Espírito Santo disse ao G1 que a manifestações assim devem continuar.

“Pessoas que fazem esse tipo de ato são as 'viúvas' de Dilma e Lula. Ele vão continuar trazendo movimentos deste tipo e o governo continuará tomando decisões coerentes”, informou durante a manifestação em Vitória.

Sobre a saída de Romero Jucá (PMDB) do governo do presidente em exercício Michel Temer, Lelo disse que não havia outra saída.

“Assim como apoiei a saída do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara, também fui, durante o dia inteiro, a favor da saída de Jucá. Era um caminho inevitável. Essa decisão só fortalece a nossa lutra contra a corrupção. Isso vai ser o mesmo destino para aqueles que seguirem o mesmo caminho, que apontarem para a mesma direção. Vamos colocar de cabeça para cima o governo que colocaram de cabeça para baixo”, disse.

Fonte: g1-ES