TEMAS GERAIS

Grupo recolhe mais de 1 tonelada de lixo em praias de Vitória (ES).

Embarcações foram utilizadas para retirar entulhos do mar.

Em 18/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um grupo de 22 voluntários recolheu mais de uma tonelada de lixo em duas praias de Vitória neste domingo (17).

Foram encontrados pneus, mesa, máquina de lavar, brinquedos, entre outros entulhos. Os voluntários ainda encontraram redes de pesca e uma tartaruga morta. Todo o lixo recolhido foi pesado numa balança no Iate Clube, que indicou o peso total de 1.038 kg.

O trabalho durou cerca de três horas. O grupo, que faz essa limpeza há cerca de dois anos, utilizou embarcações para recolher os entulhos do mar.

Um dos voluntários contou que o lixo nas praias permanece depois das limpezas. "Continua sempre do mesmo jeito. Hoje foi uma tonelada e 38 kg. Em duas praias, pequenininhas, e essas duas praias eu já limpei cada uma pelo menos 20 vezes", disse o empresário Rafael Braga.

Para o empresário Thiago Sarlo, é preciso haver um trabalho de educação ambiental. 

"A pessoa não vem à praia e joga uma TV, mas a gente encontra a TV, então esse lixo vem de outros locais. O importante é fazer um trabalho de educação ambiental de maneira intensa, para resolver o problema", disse o voluntário.

O aposentado Pedro Daros acredita que o governo deve se responsabilizar por esse tipo de trabalho.  "Acho que isso é um serviço público, tem que ser do governo, não feito por voluntários", opinou.

"A gente está fazendo isso pela nossa cidade, a gente ama Vitória, é um lugar lindo. A gente desfruta das praias, a gente gosta dos animais. A gente gasta nosso dinheiro e por amor, mas quem era para fazer isso não está fazendo", desabafou Thiago.

Fonte: g1-ES