CIDADE

Guarda aumenta atuação junto às comunidades de Vila Velha

A Guarda Municipal de Vila Velha atuará de forma descentralizada.

Em 09/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

A Guarda Municipal de Vila Velha atuará de forma descentralizada. A intenção é que se faça cada vez mais presente nas comunidades. Essa é a Diretriz de Articulação da Guarda Municipal que foi apresentada durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada na manhã desta quarta-feira (07), na sala de conferencia do gabinete da Prefeitura.

“A diretriz de articulação da Guarda Municipal já está sendo colocada em prática. Os agentes estão cientes e designados. Os guardas estão interagindo com as comunidades, fazendo suas escalas e horários de trabalho consolidando a regionalização”, explicou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Oberacy Emmerich Junior.

Ainda segundo o secretário, as comunidades já estão notando a diferença do trabalho que vem sendo realizado. “A guarda entendeu a nossa proposta, na qual quem vai ganhar é a população, que vai interagir diretamente com os agentes que estão na sua região”, concluiu.

Segundo o presidente comunitário da Grande Novo México, Alexandre Vieira, a reunião do GGIM é muito importante. "Este encontro das autoridades de segurança pública com as comunidades é uma oportunidade de passarmos as demandas nas comunidades de Vila Velha", ressaltou.

Já para Luís Roberto Martins, presidente do Conselho Interativo de Segurança de Itaparica, o encontro foi satisfatório. "Estamos vendo o esforço e o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Municipal com relação à questão da segurança", afirmou.

De acordo com a diretriz apresentada, os grupamentos comunitários estarão presentes nas cinco regiões administrativas, além de coordenadorias especiais de Guarda Escolar; de Trânsito; Grupamento Ambiental; e Patrulha Maria da Penha.

Em regulamentação estão a Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO) e Bike Patrulha, que já estão atuando em várias regiões. A próxima reunião do GGIM acontecerá no dia 02 de outubro. Participaram representantes da Policia Militar, Policia Civil, Exército Brasileiro, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e lideranças comunitárias de várias regiões.

LEIA TAMBÉM

Vigilância Sanitária interdita casa de repouso para idosos em Vila Velha

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, por meio da Vigilância Sanitária, interditou, nesta quarta-feira (7), a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) “Lar Cantinho do Idoso” por funcionar de maneira clandestina em Ponta da Fruta. A ação foi motivada a partir de uma denúncia cadastrada na Ouvidoria Municipal 162 e formalizada também junto ao Ministério Público do Espírito Santo.

A ação aconteceu em conjunto com a equipe de fiscalização de Posturas Municipal, Conselho Municipal do Idoso e contou com o apoio de guarnição da Polícia Militar. O mesmo estabelecimento é reincidente e já sofreu interdição quando operava de forma ilegal no centro de Vila Velha.

Irregularidades

Foram encontradas inadequações de ordem estrutural (ausência de barras de proteção, ausência de piso antiderrapante, entre outros), bem como de processos de trabalho (ausência de equipe mínima, ausência de responsável técnico, ausência de manuais de procedimentos) que fundamentaram a interdição da atividade naquele local.

O residente que se encontrava no momento da ação foi retirado pela responsável de sua família e encaminhado, provisoriamente, a outra instituição particular.

A Vigilância Sanitária de Vila Velha orienta às famílias no sentido de, antes de optarem por deixar seus idosos sob os cuidados de terceiros, averiguar a regularidade do estabelecimento junto aos órgãos competentes. 

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL