CIDADE

Guarda Municipal de Vila Velha cria a Inspetoria da Mulher

Para comandar a Inspetoria da Mulher de Vila Velha foi escolhida a Laís Mongin Barbosa.

Em 28/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: William Caldeira/PMVV

Para comandar a Inspetoria, foi escolhida Laís Mongin Barbosa, que há cinco anos faz parte do corpo de agentes de segurança de Vila Velha.

A Guarda Municipal de Vila Velha conta agora com a Inspetoria da Mulher, divisão que planeja ações e soluções exclusivas do combate à violência contra a mulher e, em especial, trabalha para garantir preventivamente a segurança delas. Neste processo, estão em andamento coleta de dados para construção do mapeamento do crime contra a mulher no território canela verde e a criação de um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), que permita que os agentes façam visitas tranquilizadoras, entre outras ações.

Antes de existir uma Inspetoria dedicada, a Guarda trabalhava por meio do Grupamento Maria da Penha, que prestava socorro mediante as demandas recebidas via 181, Ouvidoria ou direto pelo telefone de emergência da Guarda. O objetivo agora é transpor a atuação reativa e cuidar com mais efetividade da proteção às mulheres em situação vulnerável.

Comando

Para comandar a Inspetoria, foi escolhida Laís Mongin Barbosa, que há cinco anos faz parte do corpo de agentes de segurança de Vila Velha. Ela conta que o objetivo é ver a Guarda atuando em todos os campos, e que atuar diretamente na segurança de mulheres é desafiador, mas também recompensador.

“Sabemos que o número de casos de assédio, violência doméstica, feminicídio, entre tantos, cresceu nos últimos anos. Por isso, queremos que as mulheres de Vila Velha possam contar com o braço de segurança municipal ao lado delas, e isso tudo é muito especial”, comentou.

Ela lembra das duas ocorrências mais marcantes da sua história na Guarda Municipal, ambas de crimes contra a mulher: 

“Conseguimos chegar a tempo para salvar essas duas mulheres, em situações distintas, mas ambas estavam em vias de se tornarem uma triste estatística. Salvamos essas vidas e deu orgulho do nosso trabalho”, lembra Laís.

A Inspetoria da Mulher conta com a estrutura e o corpo de agentes da Guarda Municipal como um todo, trabalha em parceria com a Delegacia da Mulher, com o Tribunal de Justiça e com o Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cramvive). As mulheres ou pessoas que conhecem mulheres em situação de violência devem ligar nos telefones de emergência para denúncia, entre os quais o 3219-9929, direto com a Guarda Municipal. (Com informações da Semco/PMVV)

TÓPICOS:

ECONOMIA   |  SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | AGROPECUÁRIA