CIDADE

Guarda Municipal recebe cães para operações com farejadores

A nova dupla de animais da Guarda Municipal chegou na tarde da última sexta-feira (30).

Em 03/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Uma equipe da GCMV vai coordenar o trabalho com os dois novos membros da Guarda Civil Municipal de Vitória.

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) agora conta com um casal de cães da raça Pastor-belga-malinois, uma das mais usadas para atividades policiais. Os dois, que já iniciaram o adestramento, foram doados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ). Uma equipe da GCMV vai coordenar o trabalho com os dois novos membros da Guarda, que inicialmente vão ficar instalados no canil da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em Maruípe.

"É uma inovação que estamos trazendo para a Guarda Municipal de Vitória, para auxiliar os trabalhos das equipes de rua. É um método, que tem comprovada sua eficácia, que proporcionará ainda mais segurança para a população. Mais uma ação positiva da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini", afirma o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

A nova dupla da Guarda Municipal chegou na tarde da última sexta-feira (30). O macho se chama Dru, e nasceu no dia 31 de janeiro de 2020. A fêmea nasceu no dia 11 de fevereiro de 2020 e tem o nome de Flor. A novidade, além de inédita, é benéfica para a Guarda, já que pela primeira vez a instituição terá cães, que serão treinados para atividades com faro. 

Inicialmente, os cães serão avaliados por profissionais médicos veterinários e cinotecnistas.  Foto: Leonardo Silveira/PMV

A doação beneficia também o propósito da gestão, diminuindo custos, já que o valor de mercado da raça pastor-belga-malinois é de aproximadamente R$ 18 mil, segundo a Guarda. O treinamento será feito no canil da PMES, por meio da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc).

"Inicialmente serão avaliados por profissionais médicos veterinários e cinotecnistas. A expectativa é que após a avaliação, os cães iniciem treinamento de faro, objetivando localização de entorpecentes. Como condutora de cães. irei atuar nos cuidados básicos e alimentação, além de contribuição no adestramento básico. A princípio ficarão em quarentena por ocasião da transferência de canil e neste prazo faremos a avaliação quanto ao uso dos mesmos. Após resultado da avaliação e orientação quanto ao ramo que o cão irá atuar, o treinamento poderá ter duração de 03 a 12 meses", explicou a agente Simone Sant'Anna.  (Com informações da Secom/PMV)

TAGS:
AUXÍLIO | EMERGENCIAL | POLÍTICA | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19