TEMAS GERAIS

Guarda-vidas realizaram 1,5 mil resgates e abordagens preventivas

Evento reuniu guarda-vidas, representantes da Marinha e Corpo de Bombeiros.

Em 13/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão

Prevenção, proteção e atendimento ao turista foram as palavras mais utilizadas durante o evento alusivo ao mês do salvamento aquático. Comemorado em novembro, a atividade aconteceu na noite dessa segunda-feira (12) no auditório do Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), no Centro. O evento reuniu cerca de 110 guarda-vidas, representantes da Marinha, Corpo de Bombeiros e a subsecretaria de Turismo, Neymara Carvalho.

Durante o evento foi apresentado um balanço do trabalho realizado este ano pelo Salvamar. Foram realizados 1.567 resgates de banhistas, 49 mil abordagens preventivas, além de 641 crianças encontradas e, aproximadamente, 7.500 situações de prestação de informação ao turista. 

Na abertura, a assessora técnica da subsecretária do Turismo, Márcia Abraão, promoveu uma palestra sobre atendimento ao turista. Na exposição, ela destacou aspectos da construção de um atendimento de qualidade, noções de como lidar com as pessoas e sobre o comportamento para a prestação de um serviço de excelência na recepção ao turista que visita à cidade.

“A integração é fundamental para prestarmos um serviço de qualidade para o bem-estar do cidadão e do turista que frequentam as praias”, defendeu o capitão do Portos, Silvio Fernandes Ferreira. E acrescentou: “Nós precisamos continuar a orientar as pessoas para a prevenção, principalmente para os que praticam alguns esportes náuticos. E os guarda-vidas têm uma papel fundamental nesse processo”, justificou.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Oberacy Emmerich Jr., destacou o trabalho de proteção e prevenção. “Nós temos um desafio a enfrentar com a proximidade do verão, pois precisamos assegurar a proteção à todos”, disse, ao argumentar sobre o fato de que os guarda-vidas são referências importantes para os frequentadores das praias.

Já o capitão feminino do Corpo de Bombeiros Militar, Gabriela Andrade de Carvalho, destacou a melhoria na qualificação dos guarda-vidas. E anunciou: “Nós vamos aprimorar ainda mais a qualificação incorporando instruções técnicas sobre enchentes”, disse, ao se referir ao trabalho realizado pelos profissionais durante as chuvas no município da última semana.

Além de homenagens com um minuto de silêncio e entrega de premiação, a coordenadora do Salvamar, Arlene Reis Dutra, apresentou o balanço do trabalho realizado pelos guarda-vidas neste ano. “Neste verão teremos algumas novidades, como um posto volante, a confecção de 11 mil pulseirinhas para as crianças e ainda vamos colocar bandeirinhas no postos com cores variadas”, falou