ESPORTE INTERNACIONAL

Hamilton faz a 70ª pole da carreira no GP da Malásia

Vettel teve problemas com o motor e vai largar em último.

Em 30/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O que começou como um dia de esperança para a Ferrari, se transformou em um novo pesadelo para o time e para Sebastian Vettel. Com problemas no motor após trocar a unidade de potência antes do treino, o alemão sequer conseguiu anotar uma volta rápida, parou ainda no Q1 e largará na última colocação do grid para o GP da Malásia. Lewis Hamilton, por outro lado, soube aproveitar a oportunidade e não deu chances para os rivais, anotando 1m30s076 para fazer a 70ª pole position dele na Fórmula 1 - a quinta em Sepang e oitava em 2017.

Kimi Raikkonen bem que tentou salvar a Ferrari no circuito malaio, mas ficou míseros 0s045 atrás da Mercedes #44, garantindo a segunda colocação no grid. Consistente durante todo o final de semana, Max Verstappen foi o terceiro com a RBR, seguido do companheiro de equipe Daniel Ricciardo, com Valtteri Bottas em quinto. Destaque para Esteban Ocon com a Force India em sexto e Stoffel Vandoorne com a McLaren em sétimo, superando o companheiro Fernando Alonso, o décimo. Felipe Massa fechou o treino classificatório logo atrás do espanhol bicampeão, em 11º.

O que disseram?

HAMILTON: "Nós não tínhamos a menor ideia de como seria - e sinto muito pelo o que aconteceu com Seb. Mas demos a volta por cima e estou grato."

RAIKKONEN: "Quando você fica tão perto (da pole) é desapontador. Nós tentaremos ir além dos 100 metros amanhã." VERSTAPPEN: "É bom para nós estarmos nessa posição na classificação. Ser terceiro no meu aniversário é perfeito." VETTEL: "É parte do esporte a motor. Não é o ideal, especialmente no dia em que você sente que tem o carro certo. É uma pena para nós."

Q1

Ao contrário do que aconteceu nos treinos livres, a Mercedes dominou a primeira parte do treino classificatório, com Hamilton anotando o melhor tempo do Q1: 1m31s605. Bottas foi o terceiro colocado, 0s649 atrás do companheiro de equipe, com Verstappen entre as duas flechas de prata. Após trocar sua unidade de potência, Vettel reclamou no rádio de problemas no turbo e voltou ao box. A Ferrari tentou solucionar o contratempo, porém o alemão sequer conseguiu retornar à pista, ficando com a última posição no grid. Destaque para Massa em quinto e Pierre Gasly, em sua primeira classificação na F1, em oitavo.

Eliminados no Q1

16 ROMAIN GROSJEAN
17 KEVIN MAGNUSSEN
18 PASCAL WEHRLEIN
19 MARCUS ERICSSON
20 SEBASTIAN VETTEL

Q2

Se no Q1 Hamilton foi o mais rápido, na segunda parte do classificatório foi a vez de Bottas colocar a Mercedes na ponta com 1m30s803. Única Ferrari na pista, Raikkonen terminou em segundo, 0s123 atrás do compatriota, seguido de Verstappen com a RBR. Massa não conseguiu repetir o bom desempenho do Q1 e acabou superado por Alonso nos segundos finais da sessão, terminando fora do Q3, em 11º. Estreando na STR, Gasly largará em 15º, com uma volta 0s156 mais lenta que a do companheiro de equipe Sainz, o 14º.

 

Eliminados no Q2

11 FELIPE MASSA
12 JOLYON PALMER
13 LANCE STROLL
14 CARLOS SAINZ JR.
15 PIERRE GASLY

Q3

A parte final do treino de classificação para o GP da Malásia começou com Hamilton mostrando que estava bastante disposto a conquistar a 70ª pole position na carreira. Com 1m30s076, o inglês tomou a ponta da sessão, seguido de perto pela Ferrari de Raikkonen. O finlandês bem que tentou, fez uma grande volta, mas terminou em segundo, 0s045 atrás do tricampeão mundial. Pole para o líder absoluto do campeonato, que, neste domingo, tentará ampliar ainda mais a vantagem para Vettel na ponta da tabela.

(Foto: Divulgação)